Jump to content
Fivewin Brasil

tem como usar SGDB sem usar Lib`s de terceiros ?


gibaf

Recommended Posts

tem sim, usando ADO

veja mais:

http://fivewin.com.br/index.php?/topic/21883-select-area-com-banco-mdb/?hl=recordset

Esse foi o primeiro que achei na busca mas existe diversos outros exemplos aqui e no forum da fivetech também.

ola a todos !!!

gostaria saber se tem como usar banco relacional (para substituir o .dbf e usar sintaxe query pra tudo), mas sem usar lib`s de terceiros ?

desde ja agradeco: MUITO OBRIGADO !!!

Link to comment
Share on other sites

hummm, eu imaginava isso, então no caso é melhor estudar sobre SQL ( entender seu funcionamento e conceito ) e ADO para que fique fácil usar qualquer SGBD, ou vc tem uma opinião diferente? também procuro informação sobre isso pois irei fazer essa conversão.

Link to comment
Share on other sites

Alessandro,

Sim, o importante é aprender a sintaxe SQL, quanto a qual banco usar você sabendo dos comandos com certeza será mais fácil.

Para o acesso ao banco de dados, usar ADO, ODBC, algum RDD ou acesso nativo, você deve escolher uma opção após analisar quais as vantagens ou desvantagem de cada um destas opções.

João, desconhecia este QSRDD, pelo que vi é algo parecido com o LetoDB e/ou NetIO, não sei se teria alguma vantagem em usar esta ferramente paga sendo que estas outras duas são opensource.

Abs,

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

no caso em questão seria o ADO ou ODBC, pois seria "nativo", o odbc em post antigos relataram que é lento, o ADO é rápido, pelo visto ADO seria interessante, me passaram um SQLMIX, mas não encontrei referencia dele na internet....mas isso em 2012 acho, não lembro, então acredito que seria o ideal mesmo ADO

Link to comment
Share on other sites

Ola amigos.

Pra quem quer ir ao mundo do SQL e não quer perder muito tempo com reedição do seu código fonte, aconselho usar a SQLRDD, muito pratica e é multi-sgdb, pois você muda pouquíssima coisa no sue atual sistema, agora se você quer começar algo QUASE DO ZERO, digo QUASE pois você terá que reescrever muita coisa no teu sistema atual, o qual usar ADO é uma opção muito boa, inclusive já tem várias opções nas novas versões do FWH que já trazem muitas funções para manipulação de SGDB via ADO, eu mesmo fiz vários estes e posso dizer que estão bem trabalhadas e fáceis de usar, mais terá que refazer muitas coias no sistema.

Eu adotei as mesmas politicas do eMMota num post anterior, coloquei meu sistema para rodar em SQL usando comandos XBASE e fui aos poucos amadurecendo o mesmo para comandos SQL puro, hoje já tenho muita coisa no meu sistema que programo direto no SGDB que nem preciso esta fazendo rotinas para controle, pois o próprio SGDB faz isso pra você, e isso é muito pratico mesmo.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Share on other sites

Para entrar no mundo do Sql não é facil mesmo. Tenho varias rotinas usando o Velho ALIAS->CAMPO e rotinas novas usando Data Set de Ads. Hoje, muita instrução como triggers, store procedures, functions fica tudo no Dicionariode dados de Advantage, sem falar no tal de Ri Objects e AEPS (Advantage Extended Procedures) que é complicado pra burro.

Mais aconselho o pessoal a estudar o Sql, que depois voce se interage na maioria dos bandos de dados Relacionais.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...