Jump to content
Fivewin Brasil

Sistema em FW Clipper ( com xHarbour) Comunicar com Base de Dados MySql na Nuvem


Hudson Lima

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal.

Trabalho com sistema desenvolvido em FiveWin/Clipper ( com xHarbour ) e base de dados em MySql.

O sistema é desktop e o banco de dados está Local.

Estou precisando hospedar o BD na Nuvem e fazer meu sistema comunicar com essa base.

Alguém sabe me dizer se existe a possibilidade de um sistema desktop desenvolvido em FiveWin/Clipper ( com xHarbour )
acessar informações (CRUD) de uma base de dados em Mysql que está na nuvem?

Desde já obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá, Kleyber.

Obrigado pela resposta.

Então, eu estava pensando nisso também, mas gostaria de contratar uma base de dados de um LocaWeb da vida.

Aí não sei se seria apenas apontar o endereço pra base online ou se precisaria mudar algo no código, como por exemplo, adicionar Dll`s que fazem conexão com a internet e fazer uso delas.

Link to comment
Share on other sites

Olá, Kleyber.

Obrigado pela resposta.

Então, eu estava pensando nisso também, mas gostaria de contratar uma base de dados de um LocaWeb da vida.

Aí não sei se seria apenas apontar o endereço pra base online ou se precisaria mudar algo no código, como por exemplo, adicionar Dll`s que fazem conexão com a internet e fazer uso delas.

Se você já está usando MySQL localmente ou até mesmo em uma rede local, basta somente apontar o endereço para a base online, desde que essa base online permita acesso remoto. Não vejo problema nenhum.

Link to comment
Share on other sites

boa tarde, já tentei fazer isso com a SQLRDD , e vou relatar minha experiência.

- o sistema conecta normalmente na web, basta informar o ip, ususario, senha e BD a ser conectado.

- Em todos os hosts que testei (vários, inclusive UOLHOST) , sempre teve perda de conexão devido ao TIMEOUT de conexão do host. Ou seja , o sistema conecta e passado um tempo ele perde a conexão dando erros.

- Não tive tempo para resolver mas creio que deve ser incorporado uma rotina que sempre testa a conexão antes de trabalhar com o BD.

Se alguém já passou por isso , por favor passe sua experiência ou solução...

Att.

William Adami

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 3 weeks later...

Bem, com o SQLRDD é possível conectar na WEB como os colegas acima comentaram porem uma boa solução para ter uma base sincronizada na web é tratar com replicação de dados, aqui no trabalho tentamos esse trabalho de colocar tudo online e vários problemas aconteceram porem a replicação de dados entre vários servidores foi a melhor solução. Caso tenha interesse de conhecer um pouco mais sobre a solução podemos conversar manda um e-mail para o matheushchaves@gmail.com ou chama via skype farias.chaves que posso te dar uma ajuda.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Boa Tarde,

Já trabalho há algum tempo com POSTGRESQL( windows ou Linux) baseado na LocaWeb e até o momento o serviço é muito bom... Claro que dependendo da velocidade de acesso o sistema torna-se um pouco lento ou mais veloz.. depende da velocidade.

As únicas operações que acrescentei foram para testar 1º a conexão com a INTERNET e verificar a conexão com a base de dados esta ATIVO.. isto em um TIMER..

Não mudo nada no desenvolvimento de acesso LOCALHOST para acesso a base em nuvem etc.. a não ser somente as informações de acesso a base..

Eu informo o I.P. que é fornecido pela locaweb onde esta o banco de dados..

O nome do banco de dados.

O nome do usuário da base de dados

A senha de acesso a base de dados.

então

Exemplo

I.P - 182.200.xxx.xx

BD - teste

Uuario - teste1

Senha - teste

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 8 months later...

Amigos, boa noite.

Estou tentando criar um modelo de conexão do meu sistema xharbour no mysql, local mesmo. Para tanto, usei a SQLLIB, do amigo Vailton. O código segue abaixo:

#include "sqllib.ch"
#include "ord.ch"
#define CRLF CHR(13)+CHR(10)
REQUEST SQLLIB
REQUEST MySQL
FUNCTION MAIN
clear
* CONEXAO COM O BANCO DE DADOS
cConn:="Driver=MySQL;ip=localhost;usuario=root;senha=;banco=nome_do_banco"
SQL CONNECT cConn INTO nMySQL
* EXEMPLO DE COMO INSERIR DADOS
csql:= "INSERT INTO tabela(nome_usuario,email_usuario) VALUES ('FULANO DE TAL','fulano@detal.com.br')"
sqlexecute(csql)
O problema é que o programa executa, o sistema simplesmente para de funcionar, e o Windows 7 exibe uma mensagem dizendo que "parou de funcionar". Alguém teria algum outro método? Desde já agradeço.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Eu uso o kinghost pagando pouco por mês. Mas sugiro utilizar um provedor mais robusto e pagar por isso, pois a velocidade e as constantes quedas deixam qualquer usuário louco.

Existem servidores fora do país que tem boa qualidade mas custa caro por mês. Esse kinghost eu uso para aplicação minha mesmo para checar se meus clientes estão em dia com minhas manutenções podendo bloquear o uso e até mesmo para envio de mensagens..

Att

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...