Jump to content
Fivewin Brasil

Ler estrutura do DBF sem abrir


emotta

Recommended Posts

Em determinada rotina preciso saber a estrutura de uma tabela DBF mas não preciso dos dados, apenas da estrutura. Hoje eu dou um DBUSEAREA e depois uso o DBSTRUCT.

Para melhorar a performance gostaria de obter a estrutura sem precisar abrir o DBF. Vi certa vez em algum forum (senão nesse foi ou no fivetech ou pctoledo) uma rotina para abrir ler baixo nivel (FOPEN/FREAD/FCLOSE) o cabeçalho do DBF e obter a estrutura, mas nao consegui encontrar.

Se alguem souber por favor, poste o local ou o código.

Obrigado,

Link to comment
Share on other sites

Olá Edu,

A muiiito tempo atrás eu montei algo assim, mas ainda trabalha com dbII e dbrun, mas vamos ver se consigo lhe ajudar se eu lembrar tudo né ? :D
o primeiro field começa sempre na posição 27, contêm 10 caracteres e + 1 de espaço, aí entra o tipo e +1 de espaço, depois mais 3 caracteres que é o tamanho ex.:

TESTE C 123
Onde o 123 vc precisa colocar o chr() ;) ou seja 3 caractes dá o Chr(3), eu não me lembro exatamente onde fica localizada a posição do primeiro registro, porém é dentro desses primeiros 27 caracters, sabendo-se que até o 4 caracter do dbf define o tipo de arquivo.

vou ver se consigo montar algo pra vc ;)
Abraços

Vendo uns dos post do Kapiaba,

Ví que o tamanho do reader, é a 10ª posição com duas casas, também em CHR(), então fica fácil ;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...