Jump to content
Fivewin Brasil

USAR DBF SISTEMA MULTI USUÁRIO EM REDE


CLALIVEIRA

Recommended Posts

Pessoal, Boa Tarde,

A utilização dos arquivo DBFs e com indice NTX em rede alguem sabe como podemos utilizar como multi usuário sem que se corrompe as tabelas, visto que não é banco de dados é tabela.

Por exemplo não temos uma função que acumula as alterações e depois de fechadas leva para os DBFs sem que os mesmos fiquem aberto? Desta forma o sistema informa sempre o usuário que o arquivo esta em uso e quando necessitam reorganizar a base. Porque não aguento mais de tanto arquivo corrompido no sistema.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde

Se eu entendi bem, vc está usando arquivos DBF, certo ?

Ao utilizar a função RLOCK() bastaria para esse problema de dois usuários acessando o mesmo registo.

Ela trava o registro e só destrava com a função UNLOCK().

É disso que está reclamando CLALIVEIRA ? Acho que não entendi muito bem seu problema

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Agradeço a todos pelas respostas, nos já utilizamos DBFs com NTX na rede, mas o nosso problema é que quando 2 ou mais usuários acessa a mesma tabela o sistema corrompe. O que eu queria saber é se existe alguma função que suspende o uso da tabela mas não trava apenas colocaria ela em menção de uso permitindo as alterações e após o termino da rotina essa função atualizaria a tabela cancelava a suspensão.

Quanto ao uso do SQLRDD mencionado pelo Novato é uma boa solução estão pensando em utilizar mesmo o SQL, mas devido a grande quantidade de aplicativo que estão utilizando os DBFs pela empresa fica complicado e não estão querendo investir na mão de obra de programação

Link to comment
Share on other sites

Olá

Imagino que esteja se referindo a CORRUPÇÃO DOS ÍNDICES NTX DA TABELA, correto ?

se sim, poste aqui o erro que é apresentado, por exemplo:

Descricao do Erro: Corruption detected

Codigo de Geracao de Erro: 32

Arquivo com Erro: S:\cep\cli\msc901ms.dbf

Codigo de Erro do Subsistema: 1012

Erro do Subsistema: DBFCDX

abraço

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Agradeço a todos pelas respostas, nos já utilizamos DBFs com NTX na rede, mas o nosso problema é que quando 2 ou mais usuários acessa a mesma tabela o sistema corrompe. O que eu queria saber é se existe alguma função que suspende o uso da tabela mas não trava apenas colocaria ela em menção de uso permitindo as alterações e após o termino da rotina essa função atualizaria a tabela cancelava a suspensão.

Quanto ao uso do SQLRDD mencionado pelo Novato é uma boa solução estão pensando em utilizar mesmo o SQL, mas devido a grande quantidade de aplicativo que estão utilizando os DBFs pela empresa fica complicado e não estão querendo investir na mão de obra de programação

CLOLIVEIRA

Boa tarde

Sei que muitos já se manifestaram no sentido de te ajudar e todos corretos, porém, seu caso parece um pouco confuso, e diante de todas tentativas de ajuda, ainda assim vc continua com problema, então, vamos ver se alguma das questões não está resolvida:

Quando vc cita alterações, são em dados ou estrutura?

Utliza o acesso aos arquivos/tabelas no modo de rede (SHARED)?

Grava as informações nos arquivos/tabelas no modo de rede (RLOCK / UNLOCK)?

Vc abre toda a base logo na entrada do sistema ou somente no momento do uso?

Os índices estão disponíveis em pasta única para todos os usuários da rede?

A sua rede está bem resolvida (Topologia)?

Configuração do servidor?

Configuração das estações?

Compartilhamento e autoridades dos usuários da pasta da base de dados do sistema?

Espero que esta questões, ente outras que não fiz, te ajude.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que

CLOLIVEIRA

Boa tarde

Sei que muitos já se manifestaram no sentido de te ajudar e todos corretos, porém, seu caso parece um pouco confuso, e diante de todas tentativas de ajuda, ainda assim vc continua com problema, então, vamos ver se alguma das questões não está resolvida:

Quando vc cita alterações, são em dados ou estrutura?

Utliza o acesso aos arquivos/tabelas no modo de rede (SHARED)?

Grava as informações nos arquivos/tabelas no modo de rede (RLOCK / UNLOCK)?

Vc abre toda a base logo na entrada do sistema ou somente no momento do uso?

Os índices estão disponíveis em pasta única para todos os usuários da rede?

A sua rede está bem resolvida (Topologia)?

Configuração do servidor?

Configuração das estações?

Compartilhamento e autoridades dos usuários da pasta da base de dados do sistema?

Espero que esta questões, ente outras que não fiz, te ajude.

[]s,

Outra coisa que eu também acho que seja relevante saber é:

Desde quando este problema tem acontecido?

Não consegue relacionar este "começo" com outro episódio, troca de máquina ou algum outro problema?

Pode estar relacionado a alguma coisa no servidor, ou num Hud, numa placa de rede... Eu, como muitos aqui, tenho um software em Clipper com DBF que são muito exigidos, fazendo milhares de operações por dia e com arquivos superando 1GB, e sinceramente não lembro quando foi a última vez que precisei reindexar, com certeza a última vez foi no ano passado.

Att.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, Boa Tarde,

A utilização dos arquivo DBFs e com indice NTX em rede alguem sabe como podemos utilizar como multi usuário sem que se corrompe as tabelas, visto que não é banco de dados é tabela.

Por exemplo não temos uma função que acumula as alterações e depois de fechadas leva para os DBFs sem que os mesmos fiquem aberto? Desta forma o sistema informa sempre o usuário que o arquivo esta em uso e quando necessitam reorganizar a base. Porque não aguento mais de tanto arquivo corrompido no sistema.

Companheiros me perdoem, mas não vou deixar passar essa!!!

CLALIVEIRA

Peço desculpas pela minha tentativa em ajudar-te, e aos demais companheiros por achar suas sugestões cabíveis, pois conforme a resposta acima, todas as nossas manifestações foram fúteis e consideradas apenas "PITACOS".

[]s,

Link to comment
Share on other sites

FNL, em algum momento usei o termo "PITACO", com de forma pejorativa.

Apenas solicitei ao CLALIVEIRA, algum detalhes a mais para que pudéssemos de forma certa dar um "PITACO"

Sinônimos: palpite, conselho, opinião, intromissão.

Sérgio,

Não vou criar disso um cavalo de batalha, mesmo pq, a intenção de todos é dirviri/compartilhar conhecimentos e as opiniões são voltadas neste sentido, mas a sua frase "Acho que ficaria muita mais fácil começar a dar pitacos certos se:" entende-se que todas as tentativas de ajuda anteriores a sua não estão corretas, mesmo que não tenha sido a sua intenção, ou seja, todas as demais opiniões só estariam corretas se suas perguntas fossem respondidas.

Pra mim o assunto está encerrado e acredito que o CLALIVEIRA deve ter resolvido o seu problema, pois não mais se pronunciou.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Nem participei da discussão inicial e não estava acompanhando este post, mas quando "LI" pitacos não senti nada de mais na frase. Relaxa meu amigo, foi uma encanação sua isso, mas acontece... É o chamado "ruido de comunicação". Mas o que disse de terem desmerecido as dicas anteriores é uma grande viagem sua.

Ahh, não entenda mal o comentário acima também, nao tem nada a ver com voce. Apenas quis mostrar que o tal "pitaco" que gerou tanta controvérsia não teve nada de mais, pelo menos eu que nao participei em nada e até o "dono" do comentário assim o disse.

abraços

Sérgio,

Não vou criar disso um cavalo de batalha, mesmo pq, a intenção de todos é dirviri/compartilhar conhecimentos e as opiniões são voltadas neste sentido, mas a sua frase "Acho que ficaria muita mais fácil começar a dar pitacos certos se:" entende-se que todas as tentativas de ajuda anteriores a sua não estão corretas, mesmo que não tenha sido a sua intenção, ou seja, todas as demais opiniões só estariam corretas se suas perguntas fossem respondidas.

Pra mim o assunto está encerrado e acredito que o CLALIVEIRA deve ter resolvido o seu problema, pois não mais se pronunciou.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal

A minha postagem aqui foi com intuito de obter alguma informação para buscar algo novo referente ao uso dos DBFs para multi usuários. Com as informações postadas aqui pelos colegas programadores ja dá para ter uma idéia de como vai ser resolvido o problema.Assim que for resolvido posto a solução aqui

Abraços a todos e obrigado

Link to comment
Share on other sites

Senhores, bem.... estou um pouco aquém do assunto. O que eu preciso é saber como se coloca os DbFs noutra máquina e depois aponta para lá para que o programa trabalhe remotamente... (na mesma rede local) apenas os dbfs estao em um lugar da rede e o executavel em outro...

graro por seu tempo..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...