Jump to content
Fivewin Brasil

Exe + Virus


Theotokos

Recommended Posts

Boa Noite!!!

Antes de tudo, sei que existe antivirus; mas estou tendo problema em cliente com 8 computadores em rede, todos acessam o mesmo servidor de dados...

o problema que sempre algum pega virus, ai o EXE meu fica com virus e começa dar pau em outras maquina que o antivirus detecta e exclui o EXE....

Então a pergunta é: TEM COMO PROTEGER O EXECUTAVEL PARA QUE NÃO PEGUE O VIRUS????

Link to comment
Share on other sites

Desconheço, mas você pode sugerir ao seu cliente alguma segurança. Por exemplo:


advanced spyware remover -> Excelenete.




Anti Virus -> Excelente. Uso e recomendo.




Limpeza de Lnks maliciosos e muito mais.


cCleanner



Link to comment
Share on other sites

Olá

a forma mais básica de contágio de vírus ou código malicioso nos EXEs é o vírus adicionar o código dele junto ao código do EXE e regravar o arquivo, alterando o tamanho, data, hora, etc... do EXE

sendo assim você pode alterar as permissões de gravação do arquivo EXE, desta forma o vírus não conseguirá regravar o arquivo e ele não ficará contaminado

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Para manter a integridade do executável, sempre instalo o programa completo em todos os terminais.

Em cada terminal dou um SET DEFAULT TO &(cPastaDados) onde cPastaDados é o endereço da pasta de dados no servidor, conforme compartilhado na rede.

Sempre comparo o MD5 do exe nas estações com o MD5 do exe no servidor, se for diferente, copio automaticamente o do servidor e sobrescrevo o da estação (Se precisar das funções que uso para isso me avise via e-mail.)

Costumo deixar o servidor isolado, e com antivirus atualizado. Também sigo as normas de segurança supracitadas: Antivirus, Antispyware, Varredores de registro e cookies, para manter o servidor sempre limpo.

Link to comment
Share on other sites

Como o vírus insere parte do seu código no executável, o MD5 muda sim, uma vez que esse código também leva em conta o tamanho do exe. Isso já aconteceu comigo em dois casos, clientes diferentes.

O PSafe, que é um antivírus mas, particularmente, acho uma m&r#@, também modifica o MD5 do executável. Já aconteceu comigo e com a IDBrasil, que inclusive, recomenda desinstalar esse antivírus antes de instalar o OPaf (me desculpem os que o defendem).

Rone O. Coura (Theotokos), já respondi seu e-mail.
Link to comment
Share on other sites

Segue o código de como faço a comparação e cópia automática do EXE no servidor para a estação.

Deve ser inserido antes do menu principal de sua aplicação.

   // Verificar se existe uma versão mais recente do EXE no servidor
   cDirSrv := cPasta // Endereço do executável na rede (compartilhamento)
   cExeName := "SISCOM.EXE"
   IF EMPTY(cDirSrv) ; cDirSrv := "." ; ENDIF
   aDire := DIRECTORY(cDirSrv+"\*.EXE") // No servidor
   nFile := ASCAN(aDire, {|nPos|UPPER(nPos[1])==cExeName})
   IF nFile > 0
      wdata1=aDire[nFile,3]
      wtime1=aDire[nFile,4]
   ENDIF

   aDire := DIRECTORY("*.EXE") // Localmente
   nFile := ASCAN(aDire, {|nPos|UPPER(nPos[1])==cExeName})
   IF nFile > 0
      wdata2=aDire[nFile,3]
      wtime2=aDire[nFile,4]
   ENDIF

   // Descomente as 3 linhas abaixo para checar por MD5 (Comente o teste por data e hora)
   cMd5This := HB_MD5File( cExeName )
   cMd5That := HB_MD5File( cDirSrv+"\"+cExeName)
   IF cMd5This != cMd5That
   // Descomente a linha IF abaixo para testar por data e hora com tolerência de 15 minutos (Comente o teste por MD5)
 * IF (WDATA1 > WDATA2) .OR. (WDATA1 = WDATA2) .AND. (SECS(wtime1) > (SECS(wtime2)+SECS("00:15:00")))
      // Vamos criar um .bat para fechar a aplicação, copiar o exe do servidor e executar a aplicação novamente.
      cDirAtu := CurDrive()+":\"+CurDir()
      cAtuInf := "TASKKILL /IM "+cExeName+" /F"+CRLF+; // Fecha a aplicação
                 "XCOPY /Y /D "+cDirSrv+"\"+cExeName+" "+cDirAtu+CRLF+; // Copia o exe do servidor
                 "START "+cExeName+CRLF+; // Executa a aplicação com o exe copiado
                 "EXIT" // Fecha o .bat
      if file(cDirAtu+"\ATUALIZA.BAT")
         ferase(cDirAtu+"\ATUALIZA.BAT")
      endif
      arq2 := fcreate(cDirAtu+"\ATUALIZA.BAT")
      fwrite(arq2, cAtuInf)
      fclose(arq2)
      WAITRUN( GetEnv( "ComSpec" )+" /C START "+cDirAtu+"\ATUALIZA.BAT", 0 ) // Executa o .bat
      SYSWAIT(3) // Dá um tempinho par ao .bat trabalhar
   ELSE
      ferase(CurDrive()+":\"+CurDir()+"\ATUALIZA.BAT") // Não é necessário atualizar. Excluir o .bat se existir.
   ENDIF

Link to comment
Share on other sites

Como o vírus insere parte do seu código no executável, o MD5 muda sim, uma vez que esse código também leva em conta o tamanho do exe. Isso já aconteceu comigo em dois casos, clientes diferentes.

O PSafe, que é um antivírus mas, particularmente, acho uma m&r#@, também modifica o MD5 do executável. Já aconteceu comigo e com a IDBrasil, que inclusive, recomenda desinstalar esse antivírus antes de instalar o OPaf (me desculpem os que o defendem).

Rone O. Coura (Theotokos), já respondi seu e-mail.

Vale muito Ariston, muito obrigado...

Link to comment
Share on other sites

Como o vírus insere parte do seu código no executável, o MD5 muda sim, uma vez que esse código também leva em conta o tamanho do exe. Isso já aconteceu comigo em dois casos, clientes diferentes.

O PSafe, que é um antivírus mas, particularmente, acho uma m&r#@, também modifica o MD5 do executável. Já aconteceu comigo e com a IDBrasil, que inclusive, recomenda desinstalar esse antivírus antes de instalar o OPaf (me desculpem os que o defendem).

Rone O. Coura (Theotokos), já respondi seu e-mail.

O MD5 no meu caso não alterou, tem milhões de vírus espalhados por ae

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Colegas estava querendo utilizar o esquema postado pelo Ariston acima...

se a unidade a unidade aonde se encontra o EXE for

z:\ // da certinho

mais se for

//Servidor loja1/empregestor/ // da erro de parametros

será que alguém teria alguma dica sem ter que criar uma unidade

Obs: obrigado ao Arlindo por compartilhar a solução acima

Obrigado

Luiz Fernando

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...