Jump to content
Fivewin Brasil

Lei transparencia Lei 12741/2012 - Resolvido


jfaguiar

Recommended Posts

Olá amigos

O contador de um cliente meu que é do Simples Nacional me orientou que não se deve considerar somente uma alíquota, mas uma para cada NCM conforme a tabela do IBPT. Ou seja, devo ler item a item, acumular a base, o valor do imposto e no final dividir esse total de imposto pela base pra obter a alíquota a ser expressa.

exemplo:

item Valor Alíquota Valor imposto

01 R$100,00 10% 10,00

02 R$100,00 20% 20,00

Total 200,00 30,00

nALIQ := 30 / 200 * 100 // 15%

Isso está certo ou o contador tá doido.

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

O que o contador está falando não está incorreto, mas não sei te dizer se há um embasamento legal no que ele disse, mas realmente faz sentido.

Quem responde fiscalmente pela empresa, é o dono da empresa e o contador. Nesse caso não acho interessante bater de frente com o contador, no caso de uma autuação, o contador pode falar que você se recusou a fazer a alteração e dizer que quem deve pagar a multa é você.

Aqui na empresa, criamos uma configuração, e o usuário configura de acordo com que o contador sugere. Isso tira o peso das suas costas

:)

Link to comment
Share on other sites

é complicado esse lance de que o contador disse.

Aqui temos o mesmo sistema em varios clientes com contadores diferentes e cada contador tem uma regra(interpreta a legislação de form diferente). Uns dizem que X coisa é pra fazer, outros dizem quem nao.

O mais interessante e para tirar o seu da reta é colocar como parametro do sistema, dai o usuario muda.

Mesmo Assim quando der merda eles (contador e cliente) dizem que nao sabia que tal parametro fazia tal coisa.

Mas pelo memos alivia voce.

Link to comment
Share on other sites

JFAguiar, a regra é simples, como diria o Arnaldo.

O que deve ser impresso é

"Valor aproximado dos tributos R$ xxx,xx (xxx.xx%) Fonte XXXXXXX"

Portanto R$ xxx é igual ao total dos tributos calculados individualmente pela alíquota do produto da sua tabela.

e xxx.xx% é a media do percentual aplicado.

No caso da Fonte XXXXXXX. pode ser a do IBPT (optei), ou seu sistema ter uma própria.

O importante é ser informado a FONTE da informação.

post-6930-0-00374500-1376128941_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos

O contador de um cliente meu que é do Simples Nacional me orientou que não se deve considerar somente uma alíquota, mas uma para cada NCM conforme a tabela do IBPT. Ou seja, devo ler item a item, acumular a base, o valor do imposto e no final dividir esse total de imposto pela base pra obter a alíquota a ser expressa.

exemplo:

item Valor Alíquota Valor imposto

01 R$100,00 10% 10,00

02 R$100,00 20% 20,00

Total 200,00 30,00

nALIQ := 30 / 200 * 100 // 15%

Isso está certo ou o contador tá doido.

Obrigado

O contador está corretíssimo, vc tem que calcular ítem à ítem , conforme a tabela IBPT ou a que aderir, e informar o valor aproximado no registro de total (Se XML: <total> <vtottrib>, se TXT: no registro W02 último campo, além do destaque nas observações, citando a fonte, assim como a responsabiolidade dela, conforme a informação acima do SAOliveira.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...