Jump to content
Fivewin Brasil

Assinar documento


joaosolution

Recommended Posts

Boa tarde

 

Trabalho com sistema na área médica e estou precisando assinar um laudo digitalmente.

 

O médico vai colocar o resultado e disponibilizar o relatório via internet.

 

Ele quer que eu coloque a imagem da assinatura digitalizada.

 

Acredito que este documento não terá validade.

 

Alguém já faz algum tipo de assinatura via five?

 

Att

João Bosco

Link to comment
Share on other sites

Se entendi a sua necessidade é apenas colocar a imagem da assinatura digitalizada em um formulário, acredito que se resolve da mesma maneira que é carregar um logotipo. Apenas carregar a imagem no formulário não seria a solução ?  Ou você quer que o medico utilize um dispositivo touch para fazer essa escrita? 

Link to comment
Share on other sites

Se for para a assinatura digital ter valor, uma simples imagem não poddyyy, eu acho... Teria que ver com um contador... nem q seja de história... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ai ele ver qual a certificadora correta... Xeiros no kangotyyyy... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Bom dia João Bosco.

 

Se sua pergunta é se tem valor legal (juridicamente), me passaram que não. Consultei uns anos atrás o departamento jurídico da empresa e me passaram que apenas a assinatura digital, por meio de um certificado digital, tal como usamos para nfe, RFB. (A1, A3, etc) que seja autenticado por uma empresa certificadora é que tem valor legal inquestionável, depois desta, vem a assinatura original, que pode ser comprovada por um exame grafoscópico, demais assinaturas que não comprovam a presença do autor perdem validade jurídica. Argumento mais comum é que qualquer pessoa pode scanear uma assinatura de qualquer documento e digitaliza-la para outro.

Link to comment
Share on other sites

Sim é isso mesmo, preciso assinar digitalmente o documento na hora da geração, a pessoa terá que ter um certificado digital e-CPF ou e-CRM e quando assinar o documento será gerado um código hash, que é uma sequência numérica que será impressa junto ao documento.

 

Só vou precisar descobrir como fazer isso.

 

A imagem impressa no documento médico/laudo não têm validade nenhuma.

 

Grato pelas respostas

Link to comment
Share on other sites

Exatamente, tem que separar os termos. "Assinatura digitalizada" é diferente de "Assinatura Digital".

 

O que tem validade juridica é "Assinatura Digital".

 

Na minha empresa temos o sistema de ponto eletronico que a partir de 2009 passou a ser exigido um documento chamado "Atestado técnico e termo de responsabilidade" onde temos que assinar dizendo que o sistema atende as normas exigidas na portaria 1.510. Temos que fazer um documento por cliente, pois no mesmo deve constar a razão social do cliente. Inicialmente só poderia ser assinatura fisica mesmo, então o documento tinha que ser impresso e assinado fisicamente e enviado ao cliente. Após 1 ano aproximadamente foi liberado a assinatura digital (E-CPF nesse caso e não E-CNPJ) e pra ficar bonito deixei uma assinatura digitalizada no documento, mas o que vale mesmo é a assinatura digital que também é feita. Fazemos atraves de um PDF a assinatura com o Acrobate mesmo.

 

Se conseguir uma forma de assinar tudo pelo FIVEWIN por favor, avise aqui.

 

abraços

 

 

Sim é isso mesmo, preciso assinar digitalmente o documento na hora da geração, a pessoa terá que ter um certificado digital e-CPF ou e-CRM e quando assinar o documento será gerado um código hash, que é uma sequência numérica que será impressa junto ao documento.

 

Só vou precisar descobrir como fazer isso.

 

A imagem impressa no documento médico/laudo não têm validade nenhuma.

 

Grato pelas respostas

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...