Jump to content
Fivewin Brasil

Perdendo a Fonte - Funcionando


evertonlb

Recommended Posts

Resposta do Sérgio, que concordo plenamente:

Quando passeii de @say para .RES (PellesC) passei por isto.

Hoje é padrão meu, pode estar errado ou ser redundante.

No pelles defino a fonte como arial 8 para dialogs.

no .prg após definir a dialog oDlg:SetFont(sua_font) e oDlg:SetColor(cor_letra,cor_fundo)

abs,

Link to comment
Share on other sites

bem a experiencia que tive com recursos é que se tem alguma função que "consome" memoria acontece isso, então vc tem que achar o que está fazendo isso, outra coisa que é bem importante fazer é ao sair da dialog usar SysRefresh(), HB_GCALL( .T. ) uma outra coisa que me lembro foi se ainda assim acontecesse acrescentava o memory( -1 ), por esses e outros problemas abandonei o recurso, não que seja ruim, kda programador se adapta melhor a forma de programar, eu tentei usar recursos 3 vezes e sempre ocorria uma coisa ou outra....então como disse nesse mesmo poste adotei o objeto para carregar as fontes e a usar @say para desenvolver as telas.

Link to comment
Share on other sites

Alessandro, não entendi o que uma coisa tem a ver com outra, a dúvida é como ele coloca fonte usando o PELLESC.EXE, nada a ver com perda de recursos, veja que ele diz que em win64 perde a fonte.

No \samples, tem vários exempos de DEFINE FONT ofont...

SET FONT oFont...

Como não entendo de PELLESC.EXE e como nunca vi nada à respeito de que eu posso definir minha fonte no editor de recursos que o programa vai "assumir" a fonte definida no editor recursos, por isso disse que não uso PELLESC.EXE, pois não posso dar uma informação que não conheço.

O fato de eu DEFINIR uma fonte no meu editor, não me desobriga de DEFINI-LA internamente no módulo com DEFINE FONT... SET FONT oFont.

Só para constar... cada uma... usário de @ e bubum de bebê, só sai... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs,

Link to comment
Share on other sites

Bem, o que ele diz é que em 64 bits acontece e por indução em 32 bits não acontece, portanto, em 64 bits deve ter alguma função que consome memoria ( que no caso é um browse ) e que mesmo definindo o fonte continua dando problema em 64 bits e se entendi direito ele não conseguiu definir a fonte em 8 pts, que realmente é muito ruim fazer isso pelo fwh, e nisso vc poderia ajudar ( ou não sabe fazer kkkk ), mas na minha resposta por não acreditar que o erro é esse e sim o browse ou função que executa com o browse seja o problema, por isso pedi para ele acrescentar justamente as funções que liberam "memoria" para ver se resolve. senão resolver ele terá que verificar as funções que abrem nesse prg e conferir se não está havendo recursividade.

Obs: por isso que gosto do @, vc tem que ler o que está escrito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

// Copiar para o \samples\como TESTGET3.PRG e compilar

// Ou Salvar como TESTE.PRG e copiar TESTGET3.RC PARA TESTE.RC

// Testar no windows de 64 bits, para ver se nao funciona de boa.



#include "fivewin.ch"

function main()

local oWnd
local oMenu

menu oMenu
MenuItem "From Code" action FromCode( oWnd )
MenuItem "From Resource" action FromrES( oWnd )
endmenu

define window oWnd title "Test Button Get Transparent" menu oMenu pixel


activate window oWnd maximized

return oWnd



Function FromCode( oWnd )

local oDlg
local oGet1, oGet2, oGet3, oGet4
local cVar1, cVar2, cVar3, cVar4
local lActive := .f.

cVar1 := 0
cVar2 := 0
cVar3 := 0
cVar4 := 0


define dialog oDlg title "From Code" pixel size 300,300

@ 10,10 get oGet1 var cVar1 bitmap "..\bitmaps\on.bmp" action( msginfo( "With Transparent" ) ) of oDlg pixel size 60,12
@ 40,10 get oGet2 var cVar2 bitmap "..\bitmaps\on.bmp" action( msginfo( "Without Transparent" ) ) of oDlg pixel size 60,12
@ 70,10 get oGet3 var cVar3 bitmap "..\bitmaps\chkyes.bmp" action( msginfo( "With Adjust-Transparent" ) ) of oDlg pixel size 120,12
@ 100,10 get oGet4 var cVar4 bitmap "..\bitmaps\chkyes.bmp" ;
action( if( lActive,oGet3:disable(),oGet3:enable()), lActive:= !lActive, oDlg:update() ) of oDlg pixel size 120,12

oGet1:lBtnTransparent := .t. // transparent button get oGet1

oGet3:disable()
oGet3:lBtnTransparent := .t. // transparent button get oGet3
oGet3:lAdjustBtn := .t. // Button Get Adjust Witdh oGet3
oGet3:lDisColors := .f. // Deactive disable color
oGet3:nClrTextDis := CLR_WHITE // Color text disable status
oGet3:nClrPaneDis := CLR_BLUE // Color Pane disable status

oGet4:lAdjustBtn := .t.

activate dialog oDlg centered

return nil

Function FromRes( oWnd ) // Usando fonte com recursos.

local oDlg
local oGet1, oGet2, oGet3, oGet4
local cVar1, cVar2, cVar3, cVar4
local lActive := .f., oFont, oFnt

cVar1 := 0
cVar2 := 0
cVar3 := 0
cVar4 := 0


DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD
DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

define dialog oDlg resource "fromres" of oWnd FONT oFont

redefine get oGet1 var cVar1 id 100 bitmap "on" ;
action( msginfo( "With Transparent" ) ) of oDlg FONT oFont

redefine get oGet2 var cVar2 id 101 bitmap "on" ;
action( msginfo( "Without Transparent" ) ) of oDlg FONT oFont

redefine get oGet3 var cVar3 id 102 bitmap "chkyes" action( msginfo( "With Adjust-Transparent" ) );
COLOR CLR_BLACK, CLR_CYAN of oDlg FONT oFont

redefine get oGet4 var cVar4 id 103 bitmap "chkyes" ;
action( if( lActive,oGet3:disable(),oGet3:enable()), lActive:= !lActive, oDlg:update() ) of oDlg;
FONT oFont

oGet1:lBtnTransparent := .t. // transparent button get oGet1

oGet3:disable()
oGet3:lBtnTransparent := .t. // transparent button get oGet3
oGet3:lAdjustBtn := .t. // Button Get Adjust Witdh oGet3
oGet3:lDisColors := .f. // Deactive disable color
oGet3:nClrTextDis := CLR_WHITE // Color text disable status
oGet3:nClrPaneDis := CLR_BLUE // Color Pane disable status


oGet4:lAdjustBtn := .t.

/* // Font nos Botoes
SET FONT OF oSaida2 TO oFont
*/

SET FONT OF oDlg TO oFont

activate dialog oDlg centered

oFnt:End()
oFont:End()

return nil


Ta de brincation comigo Alessandro?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Eu como FIVEWIN com farinha rapa... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


abs,
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...