Jump to content
Fivewin Brasil

Migração de xHarbour 1.2.1 para Harbour 3.1 !


henning

Recommended Posts

Acabei de migrar um sistema meu de 1.5mb de prgs, antes o sistema era em FWH 9.08 e xHarbour 1.2.1 foi migrado para FWH 11.08 e Harbour 3.1, levei 3 manhãs (no xHarbour usava a PDFLIB que vou migrar para outra no Harbour, isso já estava previsto mesmo no xHarbour) para fazer a migração que foi relativamente fácil, segue abaixo o que tive que mudar:

- Criar um novo make file já que no xHarbour usava o HBMake e no Harbour agora estou utilizando o HBMK2, me enrrosquei um pouco para deixar redondo e para encontrar as libs para compilar, mas no final deu certo.

- Tive que mudar o nome de algumas funçoes que no harbour tem o prefixo HB_: como curdrive, dbpack, dbzap, etc...

colocando prefixo HB_

- No xHarbour usava uma string como array por ex.


cTeste = 'Emerson'

? cTeste[1] // Resulta em E

? cTeste[4] // Resulta em r

id=code>id=code>

No harbour isso não é possível...

- E o que mais demorei foi o xbrowse antes utiliva da seguinte forma oBrw:cAlias('TES'), tive que mudar em todos para oBrw:cAlias := 'TES', mas para descobrir isso pastei bastante...

Basicamente foi isso... foi fácil...

Estou gostando dos resultados, vamos ver o que os clientes vão achar.... Se você também quiser migrar não tenha medo...

FWH 9.08(original), FWH 11.08(original) xHarbour 1.2.1, harbour 3.1, hbMake, hbmk2, ContexT, PellesC 6.00.4, DBF/CDX, MySql(Nativo).

Editado por - henning on 16/09/2011 11:20:53

Editado por - henning on 16/09/2011 11:21:23

Link to comment
Share on other sites

Acabei de migrar um sistema meu de 1.5mb de prgs, antes o sistema era em FWH 9.08 e xHarbour 1.2.1 foi migrado para FWH 11.08 e Harbour 3.1, levei 3 manhãs (no xHarbour usava a PDFLIB que vou migrar para outra no Harbour, isso já estava previsto mesmo no xHarbour) para fazer a migração que foi relativamente fácil, segue abaixo o que tive que mudar:

- Criar um novo make file já que no xHarbour usava o HBMake e no Harbour agora estou utilizando o HBMK2, me enrrosquei um pouco para deixar redondo e para encontrar as libs para compilar, mas no final deu certo.

- Tive que mudar o nome de algumas funçoes que no harbour tem o prefixo HB_: como curdrive, dbpack, dbzap, etc...

colocando prefixo HB_

- No xHarbour usava uma string como array por ex.


cTeste = 'Emerson'

? cTeste[1] // Resulta em E

? cTeste[4] // Resulta em r

id=code>id=code>

No harbour isso não é possível...

- E o que mais demorei foi o xbrowse antes utiliva da seguinte forma oBrw:cAlias('TES'), tive que mudar em todos para oBrw:cAlias := 'TES', mas para descobrir isso pastei bastante...

Basicamente foi isso... foi fácil...

Estou gostando dos resultados, vamos ver o que os clientes vão achar.... Se você também quiser migrar não tenha medo...

FWH 9.08(original), FWH 11.08(original) xHarbour 1.2.1, harbour 3.1, hbMake, hbmk2, ContexT, PellesC 6.00.4, DBF/CDX, MySql(Nativo).

Editado por - henning on 16/09/2011 11:20:53

Editado por - henning on 16/09/2011 11:21:23

Link to comment
Share on other sites

citação:

Exatamente não uso lib de terceiros... nesse sistema é DBF/CDX.

FWH 9.08(original), FWH 11.08(original) xHarbour 1.2.1, harbour 3.1, hbMake, hbmk2, ContexT, PellesC 6.00.4, DBF/CDX, MySql(Nativo).


id=quote>id=quote>

Bom dia Henning!!!

Só por curiosidade.

E a velocidade ? Tempo de resposta para consulta, por exemplo

E a Estabilidade ?

E o consumo de Memória ?

Grato

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Colegas vou dar a minha opinião , a pouco tempo atrás com uma consultoria do amigo Alessandro(ALE_SB) converti meu sistema para Harbour, sinceramente não consegui ver nada que vale a pena a tal mudança , fiz varios teste em rede acessando base de dados com um grande volume de informação, tudo com cronometro na mão marcando os milessimos de segundos, tudo a mesma coisa, continuo com este projeto aqui paralelo mais so coloco o mesmo em produção qdo realmente tiver algum detalhe que vale a pena...

Abraços

Luiz Fernando

http:\\img193.imageshack.us\img193\6434\foto3nr.jpg

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.04,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB,ADS 8.1

FWH 9.12,XHARBOUR 1.2,ADS 9.0 / FWH1104

Link to comment
Share on other sites

Na memória o compilado com harbour ficou co 4.236K e o xHarbour 4.120k com relação a velocidade também não notei nada, fiz alguns testes e vi que a velocidade foi a mesma, com relação a estabilidade vou ver quando o sistema estiver em produção.

Minha intenção de migrar é que o Harbour está evoluindo mais rápido que o xHarbour e quanto mais tempo demorar para migrar de um para outro mais diferenças os dois vão ter... e também pela declaração do próprio Linares defendendo o Harbour...

FWH 9.08(original), FWH 11.08(original) xHarbour 1.2.1, harbour 3.1, hbMake, hbmk2, ContexT, PellesC 6.00.4, DBF/CDX, MySql(Nativo).

Link to comment
Share on other sites

Essa coisa Harbour xHarbour é uma discussão meio estéril, os dois funcionam bem, o xHarbour já está na frente, visto que número por número o harbour tem que correr pra chegar lá, porque o xHarbour tem uma série de funções a mais.

No Harbour só vejo crescer o número da versão e nada que facilite ou melhore sua performance, tudo como dantes no quartel de arantes.

Linguagem de programação é como namorada, cada um se sente melhor com a que dá mais certo.....

Falou...

Crisvam - xHarbour_FWH_10.11 - Whorkshop

Link to comment
Share on other sites

Eu penso o seguinte:

Rodo com o xHarbour 0.99.5 e fivewin 2.7

Tenho novas versões do fivewin que já comprei mas nem passei a usar.

Porque vou trocar um xHarbour por Harbour se está funcionando bem e não tenho reclamações.

Quando eu precisar ou aparecer uma coisa que acrescente mesmo uma nova funcionalidade importante, eu troco, caso contrário, fico como está.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

Eu penso o seguinte:

Rodo com o xHarbour 0.99.5 e fivewin 2.7

Tenho novas versões do fivewin que já comprei mas nem passei a usar.

Porque vou trocar um xHarbour por Harbour se está funcionando bem e não tenho reclamações.

Quando eu precisar ou aparecer uma coisa que acrescente mesmo uma nova funcionalidade importante, eu troco, caso contrário, fico como está.

logo.gif


id=quote>id=quote>

Zé carlos, Concordo contigo, mas converse com o Gilmer, ou veja o Forum Internacional, muitas coisas foram modificadas e implementadas no FIVEWIN, acompanho o forum Internacional, e tenho visto muitas novidades e muitas legais... Quem tem tem a última versão do FIVE, pode falar melhor que eu...

E cliente sempre gosta de inovações na tecnologia...

Eu acho...

Abs. Obg.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632 - TIM

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

dentinho.jpg?rnd=0.830315402649066

Link to comment
Share on other sites

citação:

uma classe para acessar via dbf

Luis,

Explique melhor a que tipo de classe vc se referiu.

Pergunto, porque o FW possui uma classe para acesso DBF.

Perdao:

citei errado, o que queria dizer que se criasse uma classe que trabalhasse com internet, browse,, tudo via browse, sem ter que comprar lib de terceiros...

Link to comment
Share on other sites

João

Sei que sai coisas novas. Mas nada que seja realmente um diferencial. A maioria das coisas são perfumarias, coisas que dá para convivermos sem elas.

Concordo que é bom até implementarmos algumas coisas, mas o que o cliente quer é novas rotinas, novos relatórios, e não um novo menu bonitinho, um descanso de tela, etc, etc.

Se uma nova versão viesse com sql nativo, web nativo, um gerador de relatório tipo do fastReport, são modificações que vale a pena colocar, fora isso, não acrescenta muito ao cliente.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...