Jump to content
Fivewin Brasil

Microsiga era CLIPPER (PROVA)


Luiz Servulo

Recommended Posts

Era mesmo! Em 1986 trabalhava lá e fomos um dos primeiros

a utilizar o Clipper (Summer eu acho), para compilar o

sistema, feito em DBase III. Quando saí de lá (1991)

era o 5.2e. Acho que o sistema atual da TOTVS é FIVEWIN +

algum BD SQL...

Abs

Alberto - SP

Fwh + xHb + MySql

Link to comment
Share on other sites

Era mesmo, alias, começou com DBase. O primeiro livro sobre DBase escrito por um brasileiro foi escrito pelo Laercio Consentino. Usaram o CLIPPER e em 1994 usaram o Fivewin para desenvolver a versão Windows. Em 1997, após 2 anos de tentativa de desenvolver a versão do sistema em Delphi, resolveram escrever uma linguagem própria com sintaxe clipper para aproveitar todo legado. Em 1998 lançaram o Protheus.

Lá dentro sempre se falou muito bem de Clipper e fivewin. Trabalhei lá de 2000 a 2002.

citação:

vejam estas tres imagens:

Prova A:

5dtpc607gwr1p9gbkuw.jpg

Prova B:

b7opxknkqvc81y2uvcgm.jpg

Provaq C:

lmy29vs96a0mhwk3ga2.jpg

Luiz Servulo

Diadema/SP

Editado por - servulo on 18/08/2011 18:48:30


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fluna:

Desculpe, mas essa eu não entendi. Como assim a idéia

original veio do Dataflex ? Nunca vi Dataflex na Microsiga

e, pelo que sei, o DBase foi criado pelo Exército Americano...

citação:

...e como nada se cria, tudo se copia, a ideia original baseou-se no dataflex. lembro-me bem. (iniciei no dbase-ii, passei para o dbase-iii, dbase-iii plus, autum85 e dai adiante...)

fluna.jpg

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor


id=quote>id=quote>

Sérvulo:

Este livro é uma raridade. Se me lembro bem, acho que na

contra-capa frontal tem o nome de várias pessoas da época, não?

Abraços

Alberto Zamai

São Paulo - SP

Link to comment
Share on other sites

Sim, o ADVPL nada mais é que uma das primeiras versoes do Fivewin juntamente com um compilador derivado do harbour.

So que nestes anos todos houve centenas de melhorias na utilização, mas algumas versoes do Protheus você encontra rotinas com a mesma sintaxe que usamos no Fivewin hoje.

Tudo igualzinho!....

Obs: Desenvolvi um sistema Contabil totalmente baseado neste livro, eu li ele do inicio ao fim.

A empresa que eu trabalhava ganha uma nota preta com o sistema até hoje.

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Meu irmao trabalha na microsiga, ele ja me disse que é algo bem parecido com clipper-fivewin....mas funciona como uma linguagem propria........Nao sei quem montou pra eles, nemda onde derivou..... mas usam comando como o dbseek, dbappend e etc. Por outro lado tem algumas coisas bem interessantes que o fivewin nao tem.....

Quando eu trabalhava com 16 bits, meu irmao me arrumou uma lib que a microsiga usava, esta otimizava pesquisas em bancos e pesquisas.......era compativel com fw 2.0, bastava passar os parametros certos........

Seria bem interessante saber o que realmente eles usam la, quem desenvolveu pra eles e como o fez.........mas que derivou do clipper derivou sim.

fwh 9.03+xharbour,bcc55,xdev

Link to comment
Share on other sites

Quem foi o cabeça do desenvolvimento do Protheus foi o Weber Canova e mais uma equipe de 3 pessoas na época. Hoje o Weber é o vice-presidente de tecnologia da Totvs, está bem ele né? rs

Elitenet, só por curiosidade, qual é a empresa?

citação:

Meu irmao trabalha na microsiga, ele ja me disse que é algo bem parecido com clipper-fivewin....mas funciona como uma linguagem propria........Nao sei quem montou pra eles, nemda onde derivou..... mas usam comando como o dbseek, dbappend e etc. Por outro lado tem algumas coisas bem interessantes que o fivewin nao tem.....

Quando eu trabalhava com 16 bits, meu irmao me arrumou uma lib que a microsiga usava, esta otimizava pesquisas em bancos e pesquisas.......era compativel com fw 2.0, bastava passar os parametros certos........

Seria bem interessante saber o que realmente eles usam la, quem desenvolveu pra eles e como o fez.........mas que derivou do clipper derivou sim.

fwh 9.03+xharbour,bcc55,xdev


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Editado por - emotta on 19/08/2011 22:36:52

Link to comment
Share on other sites

Emotta

Se chama Meta, ela e a unica no pais especializada em Cooperativas e Laticinios.

Quando trabalhava la me lembro de ganharmos muitos clientes que era Microsiga e RM por causa desta particularidade.

Tenho amigos lá que me falaram que hoje tem algumas multinacionais do setor rodando o sistema deles em conjunto com SAP e TOTVS.

Obs: No Dicas tem uma versão demonstração do Proteus de 1998 que eu postei, tem muita coisa interessante que vocês podem tirar para o sistema de vocês.

O mais legal que eu achei e uso é o interpretador de comandos e funções em tempo real dentro do sistema e show.

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD

Editado por - elitenet on 21/08/2011 09:52:47

Link to comment
Share on other sites

Elitenet, o que voce postou em dicas foi a versão do Siga Advanced 4.07. Ele foi desenvolvido em clipper/fw 1.92 (16bits). O protheus veio depois dessa versão.

Só por curiosidade de quem baixar essa demonstracao do Elitenet vá em Miscelanea + Sobre e quando abrir a janela aperte e segure a tecla CTRL e digite as teclas "TIME" e depois solte o CTRL. Vai aparecer a foto da equipe de desenvolvimento na época (1997).

citação:

Emotta

Se chama Meta, ela e a unica no pais especializada em Cooperativas e Laticinios.

Quando trabalhava la me lembro de ganharmos muitos clientes que era Microsiga e RM por causa desta particularidade.

Tenho amigos lá que me falaram que hoje tem algumas multinacionais do setor rodando o sistema deles em conjunto com SAP e TOTVS.

Obs: No Dicas tem uma versão demonstração do Proteus de 1998 que eu postei, tem muita coisa interessante que vocês podem tirar para o sistema de vocês.

O mais legal que eu achei e uso é o interpretador de comandos e funções em tempo real dentro do sistema e show.

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD

Editado por - elitenet on 21/08/2011 09:52:47


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apenas pra esquentar ainda mais...

sigabq.jpg

é Clipper sim, porem com os profissionais que ela tem, ela usar clipper com c++ com delphi, etc...

Segundo um proprio cara de lá, é uma mistura de coisas.

Nos Tambem Usamos um Monte de coisas.

Como eles são gigantes, usam um mix maior.

Márcio :.

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Link to comment
Share on other sites

Marcio, a sintaxe é xBase... É tão CLIPPER esse código como dizer que HARBOUR é na verdade clipper...

Ou seja, a sintaxe é sim igual a do cliente... Mas a tecnologia por traz é do tipo 3 camadas, com servidor de aplicacao, dados e tela separados...

Em resumo:

Dizer que ADVPL/PROTHEUS é CLIPPER é o mesmo que dizer que CLIPPER é DBASE ou HARBOUR é CLIPPER...

Abraço,

citação:

Apenas pra esquentar ainda mais...

sigabq.jpg

é Clipper sim, porem com os profissionais que ela tem, ela usar clipper com c++ com delphi, etc...

Segundo um proprio cara de lá, é uma mistura de coisas.

Nos Tambem Usamos um Monte de coisas.

Como eles são gigantes, usam um mix maior.

Márcio :.

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Editado por - emotta on 22/08/2011 22:30:07

Editado por - emotta on 22/08/2011 22:30:32

Link to comment
Share on other sites

Emotta

Desculpe, me expressei errado. Realmente a versão que coloquei ai e o Siga Advanced.

Achei que era o Protheus, so depois me lembrei que o mesmo era muito grande para colocar em Dicas quando fui postar na epoca ai então coloquei o Siga.

Fato curioso, lembro me de uma conversa com um analista da Microsiga a algum tempo atras em um cliente que e uma multinacional, ele me disse o seguinte:

Nós não temos concorrentes, os que se acham concorrentes nós compramos....

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

E isso é verdade. Hoje os concorrentes na TOTVS na minha opinião são:

SENIOR, BENNER e talvez mais algumas outras menores. E corrija esse analista, nao é "nós" comprovamos e sim a empresa onde ele trabalha, no casos TOTVS que comprou. rs

abraço,

citação:

Emotta

Desculpe, me expressei errado. Realmente a versão que coloquei ai e o Siga Advanced.

Achei que era o Protheus, so depois me lembrei que o mesmo era muito grande para colocar em Dicas quando fui postar na epoca ai então coloquei o Siga.

Fato curioso, lembro me de uma conversa com um analista da Microsiga a algum tempo atras em um cliente que e uma multinacional, ele me disse o seguinte:

Nós não temos concorrentes, os que se acham concorrentes nós compramos....

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

vejam estas tres imagens:

Prova A:

5dtpc607gwr1p9gbkuw.jpg

Prova B:

b7opxknkqvc81y2uvcgm.jpg

Provaq C:

lmy29vs96a0mhwk3ga2.jpg

Luiz Servulo

Diadema/SP

Editado por - servulo on 18/08/2011 18:48:30


id=quote>id=quote>

nem precisava apresentar prova... q todos ja sabem que o inicio foi no clipper, e q ainda hoje aproveitaram a evolucao do clipper pra nao perderem o q ja foi feito.

[]'s

Gilberto Frohlich - Toledo/PR

giba_f@hotmail.com

giba_f@yahoo.com.br

xHarbour xBuild+Fivewin 2.7+PellesC+(Postgres+DB2)

Link to comment
Share on other sites

citação:

Sim, o ADVPL nada mais é que uma das primeiras versoes do Fivewin juntamente com um compilador derivado do harbour.

So que nestes anos todos houve centenas de melhorias na utilização, mas algumas versoes do Protheus você encontra rotinas com a mesma sintaxe que usamos no Fivewin hoje.

Tudo igualzinho!....

Obs: Desenvolvi um sistema Contabil totalmente baseado neste livro, eu li ele do inicio ao fim.

A empresa que eu trabalhava ganha uma nota preta com o sistema até hoje.

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD


id=quote>id=quote>

a microsiga tem esses executaveis (estou me referindo aki a versao 8) criados atraves da mesma compilacao q nos geramos os nossos exes:

1) ..\bin\server\mp8srvwin.exe

2) ..\bin\remote\mp8rmt.exe

3) ..\bin\remote\mp8ide.exe (esse eh o ADVPL)

4) ..\bin\remote\mp8monitor.exe

A microsiga aproveitou bem os recursos do harbour e fivewin, ou seja, client x server, uso de dicionarios, arquivo.xml para os menus dos modulos, etc.

E, tambem, os executaveis, que sao gerenciadores de, o q eles deram o nome, por questao de "qualidade" de "RPO-Repositorio de Objeto", mas sao os originais HRB q nos conhecemos. E, para isso q eles fizeram o ADVPL (mp8ide.exe), pra add ao RPO as novas funcoes desenvolvidas para a necessidade particular de cada empresa, podendo serem desenvolvidas no proprio cliente, sem ter todo o harbour/fivewin instalado no cliente e sem ter q levar pra empresa esse desenvolvimento (os habituais sistemas q nos conhecemos esta tudo dentro o exe), fazendo com q o sistema seja flexivel.

Cada um pode fazer um "ADVPL". A sugentao apenas eh soh fazer o uso de HRB (rpo que a microsiga chama).

Eu mesmo fiz o meu "ADVPL" (hehehe), logicamente, q fiz somente pras minhas necessidades, nao tanto quando o q a microsiga desenvolveu, mas pra minha necessidade atende mil %.

Segue alguma telas:

http://imageshack.us/photo/my-images/824/ide1.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/195/ide2b.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/854/ide3.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/52/ide4.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/683/ide5.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/855/ide6.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/849/ide7.png/

[]'s

Gilberto Frohlich - Toledo/PR

giba_f@hotmail.com

giba_f@yahoo.com.br

xHarbour xBuild+Fivewin 2.7+PellesC+(Postgres+DB2)

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo Gibaf, apesar de que o IDE foi feito em DELPHI. O servidor de aplicacao em C++ e o REMOTE (client) foi feito em delphi até a versão 7 (Protheus 5 ao 7) e a partir do 8 foi feito em C++ com a biblioteca QT. Todo codigo é INTERPRETADO, tal qual o HRB no (x)Harbour, que na verdade é PCODE do codigo fonte. Só um detalhe que é muito importante para as pessoas que ainda acreditam que a Microsiga (TOTVS) incorporou (e copiou) o Harbour. O Protheus teve seu desenvolvimento iniciado em 1997 e finalizado em 1998. O Harbour foi iniciado em 1999 e até 2001 ainda nem era aplicavel e ESTAVEL para se fazer um sistema completo. Inclusive em 2002, foi quando converti os sistemas da minha empresa para (x)Harbour o HRB era bem INSTAVEL com graves problemas de interpretação de STRING.

Eu fiz um esquema semelhante no meu sistema, onde tenho um arquivo unico RPO que coloco em pilha todos os fontes de regra de negócio do sistema e na execução do sistema dou um HRBLOAD em cada um. Funciona muito bem.

Gibaf, parabens pelo IDE, eu uso o xDevStudio mas sinto falta do DEBUG. Vi que você tem, deve ajudar muito isso.

Abraço,

citação:

citação:

Sim, o ADVPL nada mais é que uma das primeiras versoes do Fivewin juntamente com um compilador derivado do harbour.

So que nestes anos todos houve centenas de melhorias na utilização, mas algumas versoes do Protheus você encontra rotinas com a mesma sintaxe que usamos no Fivewin hoje.

Tudo igualzinho!....

Obs: Desenvolvi um sistema Contabil totalmente baseado neste livro, eu li ele do inicio ao fim.

A empresa que eu trabalhava ganha uma nota preta com o sistema até hoje.

274082_100000139180259_6365851_q.jpg

Muriaé-MG

FWH 2.6/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/MYSQL/FIREBIRD


id=quote>id=quote>

a microsiga tem esses executaveis (estou me referindo aki a versao 8) criados atraves da mesma compilacao q nos geramos os nossos exes:

1) ..\bin\server\mp8srvwin.exe

2) ..\bin\remote\mp8rmt.exe

3) ..\bin\remote\mp8ide.exe (esse eh o ADVPL)

4) ..\bin\remote\mp8monitor.exe

A microsiga aproveitou bem os recursos do harbour e fivewin, ou seja, client x server, uso de dicionarios, arquivo.xml para os menus dos modulos, etc.

E, tambem, os executaveis, que sao gerenciadores de, o q eles deram o nome, por questao de "qualidade" de "RPO-Repositorio de Objeto", mas sao os originais HRB q nos conhecemos. E, para isso q eles fizeram o ADVPL (mp8ide.exe), pra add ao RPO as novas funcoes desenvolvidas para a necessidade particular de cada empresa, podendo serem desenvolvidas no proprio cliente, sem ter todo o harbour/fivewin instalado no cliente e sem ter q levar pra empresa esse desenvolvimento (os habituais sistemas q nos conhecemos esta tudo dentro o exe), fazendo com q o sistema seja flexivel.

Cada um pode fazer um "ADVPL". A sugentao apenas eh soh fazer o uso de HRB (rpo que a microsiga chama).

Eu mesmo fiz o meu "ADVPL" (hehehe), logicamente, q fiz somente pras minhas necessidades, nao tanto quando o q a microsiga desenvolveu, mas pra minha necessidade atende mil %.

Segue alguma telas:

http://imageshack.us/photo/my-images/824/ide1.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/195/ide2b.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/854/ide3.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/52/ide4.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/683/ide5.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/855/ide6.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/849/ide7.png/

[]'s

Gilberto Frohlich - Toledo/PR

giba_f@hotmail.com

giba_f@yahoo.com.br

xHarbour xBuild+Fivewin 2.7+PellesC+(Postgres+DB2)


id=quote>id=quote>

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

OQAAAIbQwrIaziWsYICxdLP-FORTE4j3rZzLrh12Gk4PsF8ukY039KXH6ugGw0cVBaWkVWj33cZYWS9728oi-B2eNgkAm1T1UOKN-GLBfXH_QrnoAUoflQHeKkGY.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...