Jump to content
Fivewin Brasil

NF-e Qual ?


Geo_sts

Recommended Posts

Bom dia amigos..

Bom como sempre.. DUVIDAs e DUVIDAS.

1º qual certificado deveria indicar ao meu cliente a comprar?

sei q deve ser A1 ou A3

mas qual a diferença?

Obrigado.

Geovanni Holior

Analista de Sistema

Clip53 * FHW 9.1/../9.4 MySql

skype:geovanni.holior

" Tudu Posso naquele que me Fortalece!"

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos..

Bom como sempre.. DUVIDAs e DUVIDAS.

1º qual certificado deveria indicar ao meu cliente a comprar?

sei q deve ser A1 ou A3

mas qual a diferença?

Obrigado.

Geovanni Holior

Analista de Sistema

Clip53 * FHW 9.1/../9.4 MySql

skype:geovanni.holior

" Tudu Posso naquele que me Fortalece!"

Link to comment
Share on other sites

citação:Qual a diferença entre o certificado A1 e o A3?

O A1 é em software e mais barato e o A3 é em hardware (precisa ter de ter um aparelho do tipo token, que é parecido com um pen-drive, ou um cartão e uma leitora de cartão).

Ambos podem ser utilizados na emissão de NF-e, diferença é a forma de armazenamento:

A3 – são certificados digitais válidos por 2 (dois) ou 3 (três) anos, que são armazenados em token ou cartão.

O token é um dispositivo apropriado para guardar certificados digitais e se conecta ao computador através da porta usb. Se parece com um pen-drive, embora pendrives comuns não possam ser utilizados como tokens. Podem-se ter vários certificados num único token. Já o cartão necessita de uma leitora.

O A3 é mais apropriado quando o uso é pequeno, pois a mídia (token/cartão) deve estar conectada ao micro a cada uso.

A1 – são certificados digitais válidos por um ano, que ficam armazenados no próprio computador do usuário. Os dados são protegidos por uma senha de acesso. Somente com essa senha é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada Recomenda-se que seja feita uma cópia de segurança desse certificado (backup). Esse é o tipo mais apropriado para uso em sistemas de informação, em situações de grande volume de emissões de NF-e.

Nota: se o token/cartão for roubado ou houver desconfiança de que a senha do certificado fora comprometida solicite o cancelamento do certificado. Neste caso, terá que adquirir outro certificado (e pagar tudo de novo). Então, cuidado com o certificado e respectiva senha.

A1 ou A3?

Em princípio o certificado A1 é menos seguro que o A3, uma vez que esse último está armazenado em um hardware enquanto o outro está no diretamente no computador.

A3 - de nível de segurança médio a alto, é gerado e armazenado em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. Apenas o detentor da senha de acesso pode utilizar a chave privada, e as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas.

Em resumo, para adquirir o seu certificado ICP-Brasil, as opções mais comuns são: A1 e A3. A primeira é mais barata. A segunda é mais segura e prática. O tipo A1 ainda tem como desvantagem a possibilidade de perda do certificado por uso inadequado (formatação, remoção de arquivos e pastas, ataque de vírus) ou falha do computador (defeito no disco).


id=quote>id=quote>

http://nfe.sefaz.se.gov.br/certificadoDigital.htm

O A3, para cada nota emitida você deve digitar uma senha. Já o A1, ao instalar na máquina, já pode sair emitindo notas sem ser interrompido. Se o cliente emitir muitas notas, o A3 já passa a ser inadequado.

Imagina ter que faturar umas 50 notas num dia e para cada nota ficar digitando uma senha. E o caminhão esperando para sair com a carga. Fica inviável

Google-Android-48.png

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

juninho.luisao@gmail.com

juninho_luisao@hotmail.com

Skype luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Somente para complementar a resposta do Luizão, o certificado A3 vale para tres anos, já o A1 para um ano, o A1 é em forma de arquivo sendo assim vc pode colocar em qdas maquina quizer, já o A3 somente aonde tiver instalado o cartão, e sobre a senha normalmente se vc tiver um volume grande para tirar de notas pede a senha uma unica vez, e não uma a cada nota...

Abraços

Luiz Fernando

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.04,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB,ADS 8.1

FWH 9.12,XHARBOUR 1.2,ADS 9.0

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por complementar Luiz.

Nos clientes da empresa aqui, uso tudo certificado A1. Já o A3 nunca usei mas eu sabia que tinha o lance da digitação da senha, só que achava que era nota a nota.

Obrigado pela informação.

Google-Android-48.png

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

juninho.luisao@gmail.com

juninho_luisao@hotmail.com

Skype luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Para completar mais um pouco:

Uma diferença importante entre os certificados A1 e A3 é a segurança.

No tipo A3, o certificado é armazenado em um dispositivo (token ou smart-card) com segurança implementada para acesso ao certificado. O que permite a validade por 3 anos. Os programas não tem acesso diretamente ao certificado. O dispositivo de armazenamento implementa segurança e funciona como um driver entre a solicitação do programa e o certificado.

No tipo A1, o certificado é um arquivo que pode ser copiado e armazenado em qualquer meio digital (disquete, pen-drive, etc). Por não ser arquivado em um meio com segurança de acesso implementada, a validade é só de um ano.

Se existir um controle rígido de acesso ao local de armazenamento do certifficado tipo A1, sem problemas para o uso. Caso contrário, recomendo o A3.

Espero ter ajudado.

Rodrigo Melo

Belo Horizonte - MG

FWH 9.12 / xHarbour 1.1.2 / BCC 5.5.1

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...