Jump to content
Fivewin Brasil

SQLLIB, SQLRDD,ADODB, etc....


viol

Recommended Posts

afinal de contas qual o melhor,de preferencia free, sempre free como diz nosso colega kapiaba, estou tentando conectar um banco de dados aqui mas é tanta informação que ta saindo fumaça da careca. alguem pode ajudar mandando um exemplo de conecção de uma base de dados mysql,firebird, estou procurando exemplos que tem em dicas mas não funciona mais.

Viol

Link to comment
Share on other sites

afinal de contas qual o melhor,de preferencia free, sempre free como diz nosso colega kapiaba, estou tentando conectar um banco de dados aqui mas é tanta informação que ta saindo fumaça da careca. alguem pode ajudar mandando um exemplo de conecção de uma base de dados mysql,firebird, estou procurando exemplos que tem em dicas mas não funciona mais.

Viol

Link to comment
Share on other sites

GENERAL EXPLICA MELHOR A QUE CONEXAO VC QUER

EU A SQLLIB E SE CONECTA COM O MYSQL DESSA FORMA:

SQL CONNECT ON v_host; // Nome da estação ou IP do micro onde o MySQL está rodando

PORT v_port; // Numero da porta, onde o servidor SQL está escutando

DATABASE v_database;

USER v_user;

PASSWORD v_senha;

OPTIONS SQL_NO_WARNING ;

LIB 'MySQL'

fw27harbour-xDev Studio-bcc55-Mysql-Pelles

cp80.cp80@hotmail.com.br ;

Link to comment
Share on other sites

João,

Nada contra ele seguir sua recomendação e procurar o Vailton, mas é preciso esclarecer que existe um recurso totalmente FREE para acessar o MySql, que funciona maravilhosamente bem com o FWH - a Classe TMySql.

Eu uso e recomendo.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 8.03/xHabour/ADS Server

Link to comment
Share on other sites

Vilian, excelente resposta, de mais detalhes e exemplos.

Fale mais... pode se soltar a vontade.

Também quero aprender sobre isto.

Obrigado.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154

Link to comment
Share on other sites

Olá João

O que o Vilian está dizendo é que existe uma "contrib" para xharbour que se chama TMySql. É uma classe que foi desenvolvido (não me lembro a partir de qual versão do xHarbour) que é bem parecido com a SqlLib, porém é livre.

Se vc for no site do xharbour.org irá ver esta classe em contrib. Pelo fato de ser livre vc mesmo pode alterar a classe conforme as suas necessidades.

Ah e lá tambem tem todos os exemplos.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG

Link to comment
Share on other sites

João,

Antes de me decidir por qual ferramenta usar para evoluir minhas aplicações para MySql, eu andei testando SQLRDD e SQLLIB e sinceramente não fiquei muito satisfeito com o resultado. Nada contra os dois produtos, que acredito cumprem bem o que prometem.

O problema é que nos dois casos, o resultado apresenta um desempenho sofrível. Sei, você vai dizer que posso melhorar o desempenho usando expressões SQL certo ? Ora, mas se for pra programar usando expressões SQL, não preciso de um RDD !

Então resolvi "arregaçar as mangas", e implementar tudo usando expressões SQL. A escolha pela TMySql foi principalmente por ela ser distribuida com os fontes, o que me permite fazer as modificações que venha a precisar sem depender de terceiros. Mas contaram também o fato dela ser gratuíta, e evoluido rapidamente.

Além do próprio site o xHarbour.org visito sempre o blog do Willian Morales (http://wmormar.blogspot.com/) que tem feito modificações interessantes na classe.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 8.03/xHabour/ADS Server

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, sua informação esta incorreta.

A contrib MySQL do xHarbour não é parecido com SQLLib, a forma de interação do programador é somente via classes, instruções SQL, ou seja sem RDD, enquanto que SQLLib*, SQLRDD, é destinado principalmente para aqueles que querem aproveitar instruções RDD, também aceitam instruções SQL.

* versão free, RDD parcial.

citação:

Olá João

O que o Vilian está dizendo é que existe uma "contrib" para xharbour que se chama TMySql. É uma classe que foi desenvolvido (não me lembro a partir de qual versão do xHarbour) que é bem parecido com a SqlLib, porém é livre.

Se vc for no site do xharbour.org irá ver esta classe em contrib. Pelo fato de ser livre vc mesmo pode alterar a classe conforme as suas necessidades.

Ah e lá tambem tem todos os exemplos.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

Virtualmente,

Eric

Developer.Systems

São Paulo - SP - Brasil

Freelance/Consultorias

www.magaldi.eti.br

Link to comment
Share on other sites

Hoje, antes de ler este tópico, tive esta importante revelaçâo e concordo plenamente que a decisâo do Vilian por trabalhar com TMySql é a mais racional. Este tópico é para mim a confirmação de minha leve suspeita de que conhecendo comandos SQL o uso de RDD´s sâo dispensáveis.

Tanto SQLRDD quanto SQLLIB sâo RDD´s fenomenais e permitem o uso de SQL com comandos e funções xBase e permitem utilizar estes bancos de dados sem modificar muitas linhas de código. Porém, o uso de comandos SQL torna o processamento muito mais rápido que nossos SET FILTER´s, SET ORDER, SKIP´s e outros.

Nâo posso deixar de destacar a SQLLIB pelo fato de que sua proposta foi proporcionar aos usuários do xharbour free os recursos SQL que somente eram oferecidos na SQLRDD para usuários do xHarbour Enterprise cujo custo é inacessível a muitos programadores. Nâo sei se é correto afirmar, mas, tenho a ligeira impressâo de que a SQLRDD para xharbour free somente foi disponibilizada após o surgimento da SQLLIB que fez com que a SQLRDD deixa-se de ser um atrativo que justificava a compra do Enterprise.

Aqueles capacitados a aprender e dominar os comandos SQL em sua íntegra fatalmente chegarão a mesma conclusão do Vilian.

Minha opinião final sobre esta questão é a seguinte:

Quem usa xHarbour Free e precisa utilizar bancos de dados SQL deve adquirir a SQLLIB pois diferentemente da SQLRDD tem suporte nacional e seu desenvolvedor está diariamente entre nós postando soluções e esclarecendo dúvidas. Ou seja, não faz sentido algum usar xHarbour Free e comprar SQLRDD separadamente para uso com o mesmo.

Quem tem bala na agulha e compra o Enterprise deve usar o SQLRDD pois o mesmo já vem incluído no pacote.

Ambas declarações acima são para aqueles que necessitam urgentemente de SQL e nâo tem tempo ou condições de aprender os comandos SQL pois do contrário, nem SQLLIB nem SQLRDD são necessárias. O uso de TMySql como dito por Vilian é de longe a solução mais conveniente.

É o que no momento concluo sobre esta questão.

Não descarto a possibilidade de reavaliar meu atual conceito.

E para encerrar, pelo pouco que percebi sobre a SQLEX, ela nada mais é que a afirmação discreta de que a SQLRDD não é a melhor solução de RDD para SQL porém o uso da tal SQLEX é questionável pois a mesma não oferece acesso a bancos de dados nativos e ainda não substitui completamente a sua antecessora. Estranho uma empresa lançar um produto que se diz muito melhor que outro produto da mesma empresa mas ainda não é capaz de substituí-la completamente.

SharkAbraços!

Shark - FWH 8.09 / xharbour 1.1.0 / xMate 1.15 / Resource WorkShop

figura21fd4.jpg

http://www.superdownloads.com.br/download/41/programa-de-auto-escola-automax/

Link to comment
Share on other sites

citação:

João,

Antes de me decidir por qual ferramenta usar para evoluir minhas aplicações para MySql, eu andei testando SQLRDD e SQLLIB e sinceramente não fiquei muito satisfeito com o resultado. Nada contra os dois produtos, que acredito cumprem bem o que prometem.

O problema é que nos dois casos, o resultado apresenta um desempenho sofrível. Sei, você vai dizer que posso melhorar o desempenho usando expressões SQL certo ? Ora, mas se for pra programar usando expressões SQL, não preciso de um RDD !

Então resolvi "arregaçar as mangas", e implementar tudo usando expressões SQL. A escolha pela TMySql foi principalmente por ela ser distribuida com os fontes, o que me permite fazer as modificações que venha a precisar sem depender de terceiros. Mas contaram também o fato dela ser gratuíta, e evoluido rapidamente.

Além do próprio site o xHarbour.org visito sempre o blog do Willian Morales (http://wmormar.blogspot.com/) que tem feito modificações interessantes na classe.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 8.03/xHabour/ADS Server


id=quote>id=quote>

Vilian, interessantissima resposta, inclusive o blog do Willian Morales.

Para desanuviar mais ainda as idéias, vc. teria um exemplo em codigo fonte de fivewin, para ver-mos como é a escrita?

Quando que se usa TMYSQL.LIB?

faça um passo a passo, creio seja melhor para aprendizado.

Obrigado.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154

Link to comment
Share on other sites

Olá

citação: Alexandre, sua informação esta incorreta.

A contrib MySQL do xHarbour não é parecido com SQLLib, a forma de interação do programador é somente via classes, instruções SQL, ou seja sem RDD, enquanto que SQLLib*, SQLRDD, é destinado principalmente para aqueles que querem aproveitar instruções RDD, também aceitam instruções SQL.

* versão free, RDD parcial.


id=quote>id=quote>

Acho que vc está enganado meu amigo. Minha informação não está INCORRETA não senhor. Parecido não quer dizer que é igual, se fosse, não existiria dois produtos. E para não ser parecido teria que ser bem diferente, o que não é.

Qualquer programador FiveWin monta função a partir das classes. Então necessariamente o acesso não precisa ser feito via classe e sim via função que é o caso da SQLLIB.

O fato da TMySQL não ser um RDD não impede de maneira alguma vc usá-la como se fosse. No próprio exemplo que vem junto mostra como se faz isso. Agora, é ler e ver como aproveitar o que ela oferece. Mas de maneira alguma a informação está incorreta.

Ah, e a propósito, hora nenhuma eu mencionei o SQLRDD, pois não utilizo, por isso não posso falar. Já a SQLLIB uso desde a primeira versão.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

João,

Antes de me decidir por qual ferramenta usar para evoluir minhas aplicações para MySql, eu andei testando SQLRDD e SQLLIB e sinceramente não fiquei muito satisfeito com o resultado. Nada contra os dois produtos, que acredito cumprem bem o que prometem.

O problema é que nos dois casos, o resultado apresenta um desempenho sofrível. Sei, você vai dizer que posso melhorar o desempenho usando expressões SQL certo ? Ora, mas se for pra programar usando expressões SQL, não preciso de um RDD !

Então resolvi "arregaçar as mangas", e implementar tudo usando expressões SQL. A escolha pela TMySql foi principalmente por ela ser distribuida com os fontes, o que me permite fazer as modificações que venha a precisar sem depender de terceiros. Mas contaram também o fato dela ser gratuíta, e evoluido rapidamente.

Além do próprio site o xHarbour.org visito sempre o blog do Willian Morales (http://wmormar.blogspot.com/) que tem feito modificações interessantes na classe.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 8.03/xHabour/ADS Server


id=quote>id=quote>

Vilian, interessantissima resposta, inclusive o blog do Willian Morales.

Para desanuviar mais ainda as idéias, vc. teria um exemplo em codigo fonte de fivewin, para ver-mos como é a escrita?

Quando que se usa TMYSQL.LIB?

faça um passo a passo, creio seja melhor para aprendizado.

Obrigado.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154


id=quote>id=quote>

Gostaria de aprender jundo com nosso amigo kapiaba.

Viol

Link to comment
Share on other sites

Sugerir N opções é uma coisa bem diferente, mesmo que o tópico parece indicar RDD.

Seu equivoco foi afirmar que a contrib MySQL é parecido com SQLLib, o modo de utilização é TOTALMENTE diferente.

Para quem esta disposto a usar somente instruções SQL, SQLLIB e qualquer outra via RDD, torna-se dispensável.

DBUnderstand() ?

citação:

Olá

citação: Alexandre, sua informação esta incorreta.

A contrib MySQL do xHarbour não é parecido com SQLLib, a forma de interação do programador é somente via classes, instruções SQL, ou seja sem RDD, enquanto que SQLLib*, SQLRDD, é destinado principalmente para aqueles que querem aproveitar instruções RDD, também aceitam instruções SQL.

* versão free, RDD parcial.


id=quote>id=quote>

Acho que vc está enganado meu amigo. Minha informação não está INCORRETA não senhor. Parecido não quer dizer que é igual, se fosse, não existiria dois produtos. E para não ser parecido teria que ser bem diferente, o que não é.

Qualquer programador FiveWin monta função a partir das classes. Então necessariamente o acesso não precisa ser feito via classe e sim via função que é o caso da SQLLIB.

O fato da TMySQL não ser um RDD não impede de maneira alguma vc usá-la como se fosse. No próprio exemplo que vem junto mostra como se faz isso. Agora, é ler e ver como aproveitar o que ela oferece. Mas de maneira alguma a informação está incorreta.

Ah, e a propósito, hora nenhuma eu mencionei o SQLRDD, pois não utilizo, por isso não posso falar. Já a SQLLIB uso desde a primeira versão.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

Virtualmente,

Eric

Developer.Systems

São Paulo - SP - Brasil

Freelance/Consultorias

www.magaldi.eti.br

Link to comment
Share on other sites

citação:

ai ai ai ai ai ai

TOTALMENTE diferente?

Não preciso dizer mais nada. Sem comentários.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

KABRA MAXO!!!id=size5>

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154

Link to comment
Share on other sites

Kapiaba,

veja o exemplo da contrib em:

xharbour\contrib\mysql\testes.prg

citação:

ai ai ai ai ai ai

Não preciso dizer mais nada. Sem comentários.

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

agora usou a sabedoria sem errar.

Virtualmente,

Eric

Developer.Systems

São Paulo - SP - Brasil

Freelance/Consultorias

www.magaldi.eti.br

Link to comment
Share on other sites

citação:

Kapiaba,

veja o exemplo da contrib em:

xharbour\contrib\mysql\testes.prg

citação:

ai ai ai ai ai ai

Não preciso dizer mais nada. Sem comentários.

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

agora usou a sabedoria sem errar.

Virtualmente,

Eric

Developer.Systems

São Paulo - SP - Brasil

Freelance/Consultorias

www.magaldi.eti.br


id=quote>id=quote>

Éric, deixe de violencia.

Eu não tenho este diretório, tem jeito de voce ZIPAR em enviar para nosotros??

Ou disponibilize para DOWNLOAD em:

http://www.4shared.com

Obrigaduuu, abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154

Link to comment
Share on other sites

João,

Larga mão, a opinião deste dai pra mim, não faz diferença.

Quanto ao link: http://sourceforge.net/projects/xharbour/files/Source%20distribution/1.20.01/xharbour-1.2.1.src.contrib.zip/download

Neste zip contem todos os contribs para o xharbour.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

João,

Larga mão, a opinião deste dai pra mim, não faz diferença.

Quanto ao link: http://sourceforge.net/projects/xharbour/files/Source%20distribution/1.20.01/xharbour-1.2.1.src.contrib.zip/download

Neste zip contem todos os contribs para o xharbour.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

Beleza, vou baixar depois do feriado.

VIOL, vai testando ai, segunda eu te cobro.

Alê, serve para você também meu rei, deixe de violencia.

Violencia não leva a lugar nenhum, somente ao cemitério.

Beijos no coração. I LIKE YOU MAN!!

Obrigado,

Forte abraço.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154

Link to comment
Share on other sites

Tanto não faz diferença, que teve o trabalho de me responder. Se não tem a humildade de aceitar quando as pessoas te corrigem para somar, é fácil, ignore.

citação:

João,

Larga mão, a opinião deste dai pra mim, não faz diferença.

Quanto ao link: http://sourceforge.net/projects/xharbour/files/Source%20distribution/1.20.01/xharbour-1.2.1.src.contrib.zip/download

Neste zip contem todos os contribs para o xharbour.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

Virtualmente,

Eric

Developer.Systems

São Paulo - SP - Brasil

Freelance/Consultorias

www.magaldi.eti.br

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos vamos parar com isto, eu fiquei afastado do site uns 6 meses, por causa desse bate boca, eu acredito que tudo isso é brincadeira, certo. certo kapiaba. vamos trocar experiencias nada mais, sei que a raça de programadores é cheio disso, eu sei vc não sabe o meu funciona ... o seu nao... vamos para com isto amigos. vamos trocar experiencias ideias fontes... cada um na sua cidade no seu estado... todos muito longe um do outro.. não precisamos esconder nada..

Viol

Link to comment
Share on other sites

citação:

beleza esse final de semana fou ver esse negocio...hahaha

citação:

João,

Larga mão, a opinião deste dai pra mim, não faz diferença.

Quanto ao link: http://sourceforge.net/projects/xharbour/files/Source%20distribution/1.20.01/xharbour-1.2.1.src.contrib.zip/download

Neste zip contem todos os contribs para o xharbour.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 9.01, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 9.10 (mais bão também)

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte/MG


id=quote>id=quote>

Beleza, vou baixar depois do feriado.

VIOL, vai testando ai, segunda eu te cobro.

Alê, serve para você também meu rei, deixe de violencia.

Violencia não leva a lugar nenhum, somente ao cemitério.

Beijos no coração. I LIKE YOU MAN!!

Obrigado,

Forte abraço.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR WorkShop.Exe

intidi.jpg?rnd=0.11765248559762154


id=quote>id=quote>

Viol

Link to comment
Share on other sites

Baixei o CONTRIB sugerido pelo ALEX e realmente a TMySql é bem interessante.

Vejo que com um pouco e esforço é possível montar funções de manipulação de arquivos básicas para facilitar o seu uso. Funçoes para abrir arquivo, ler, gravar, excluir e etc. Eu, particularmente, após analisar a classe, ainda prefiro o uso de RDD pois remete o uso de bancos SQL a uma realidade bem próxima dos nossos antigos DBF's.

Para quem deseja utilizar banco MYSQL para atividades pequenas a TMySql pareceu-me uma excelente solução. Agora para aplicações maiores já não sei como seria pois a classe pelo pouco que vi exige que o programador tenha um bom entendimento de comandos SQL além de obrigar o anbandono do uso de arquivos de índices, que na minha opinião, é uma prática que uma hora outra teremos que abandonar se desejarmos realmente entrar no mundo "SQL FULL".

Mas, quem sabe algum maluco entre nós pega a TMySql e adapte como dito acima funções que facilitem o uso da mesma e depois compartilhe com os amigos. Não seria bom? rsrsrs...

SharkAbraços!

Shark - FWH 8.09 / xharbour 1.1.0 / xMate 1.15 / Resource WorkShop

figura21fd4.jpg

http://www.superdownloads.com.br/download/41/programa-de-auto-escola-automax/

Editado por - shark on 02/04/2010 07:03:12

Editado por - shark on 02/04/2010 07:06:42

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...