Jump to content
Fivewin Brasil

Fwh+xHarbour+firebird


ZECA

Recommended Posts

Olá a todos!!!

Fui supreendido com um problema inexperado !!!

Estou migrando do clipper para fwh/xharbour/cdx.

Acontece que chegou um cidadão aqui com um notebook e mostrou pro pessoal da diretoria um programa que é feito em Turbo Pascal/Firebird.O pessoal se encantou com as telas(como sempre). Outra coisa que encantou a diretoria é a possibilidade de conexão com a filial via WINDOWS SERVER 2003. Não sei se é verdade ou se é apenas para desbaratinar sobre qual linguagem está realmente usando. Está parecendo DEPLHI. O problema maior é que ele vai migrar o banco de dados de DBF para FIREBIRD e fará um teste por aproximadamente 3 meses, segundo a diretoria. Diante disto tenho várias questões:

1. Poderei migrar para fwh e usar o mesmo banco de dados em firebird ?

2. Poderei conectar com outros computadores via fwh ?

3. Pelo EXE tem como saber qual a linguagem que está sendo usada ?

4. O firebird é muito dificil de trabalhar ?(nunca trabalhei com banco de dados relacionais)

Sds

José Carlos - ZECA

fw23c-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos!!!

Fui supreendido com um problema inexperado !!!

Estou migrando do clipper para fwh/xharbour/cdx.

Acontece que chegou um cidadão aqui com um notebook e mostrou pro pessoal da diretoria um programa que é feito em Turbo Pascal/Firebird.O pessoal se encantou com as telas(como sempre). Outra coisa que encantou a diretoria é a possibilidade de conexão com a filial via WINDOWS SERVER 2003. Não sei se é verdade ou se é apenas para desbaratinar sobre qual linguagem está realmente usando. Está parecendo DEPLHI. O problema maior é que ele vai migrar o banco de dados de DBF para FIREBIRD e fará um teste por aproximadamente 3 meses, segundo a diretoria. Diante disto tenho várias questões:

1. Poderei migrar para fwh e usar o mesmo banco de dados em firebird ?

2. Poderei conectar com outros computadores via fwh ?

3. Pelo EXE tem como saber qual a linguagem que está sendo usada ?

4. O firebird é muito dificil de trabalhar ?(nunca trabalhei com banco de dados relacionais)

Sds

José Carlos - ZECA

fw23c-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

1. Poderei migrar para fwh e usar o mesmo banco de dados em firebird ?

Resp: Melhor usar a SLQLIB, ou conversar com o senhor José - sobre o FIREBIRD.

2. Poderei conectar com outros computadores via fwh ?

Resp: Lógico. Precisas apenas de um Técnico de Rede, que fará a implantação do WINDOWS 2003 SERVER e todos os COMPONENTES para COMUNICAÇÃO.

3. Pelo EXE tem como saber qual a linguagem que está sendo usada ?

Resp: SIM. VEJA FWVERSION() e outros comandos. Esqueci, agora, kkkkk.

4. O firebird é muito dificil de trabalhar ?(nunca trabalhei com banco de dados relacionais)

Resp: PELO QUE VI DE RESPOSTAS, NÃO! Convers com o Sr. Anderson.Ol ou José Carlos, .

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

citação:

1. Poderei migrar para fwh e usar o mesmo banco de dados em firebird ?

Resp: Melhor usar a SLQLIB, ou conversar com o senhor José - sobre o FIREBIRD.

2. Poderei conectar com outros computadores via fwh ?

Resp: Lógico. Precisas apenas de um Técnico de Rede, que fará a implantação do WINDOWS 2003 SERVER e todos os COMPONENTES para COMUNICAÇÃO.

3. Pelo EXE tem como saber qual a linguagem que está sendo usada ?

Resp: SIM. VEJA FWVERSION() e outros comandos. Esqueci, agora, kkkkk.

4. O firebird é muito dificil de trabalhar ?(nunca trabalhei com banco de dados relacionais)

Resp: PELO QUE VI DE RESPOSTAS, NÃO! Convers com o Sr. Anderson.Ol ou José Carlos, .

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe


id=quote>id=quote>

Obrigado JOAO pelas respostas.

Quanto a pergunta 3 estava me referido ao EXE que será instalado pelo cidadão. Pergunto se tem algum programa que leia o exe e me diga qual em qual linguagem ele foi feito.

Parece que se for delphi tem que instalar o BDE também.

Parece que tem algum utilitário que instalado no WINDOWS XP permite que o mesmo se conecte remotamente com outro computador. Alguém já ouviu falar dele ?

Sds

José Carlos - ZECA

fw23c-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Obrigado JOAO pelas respostas.

Quanto a pergunta 3 estava me referido ao EXE que será instalado pelo cidadão. Pergunto se tem algum programa que leia o exe e me diga qual em qual linguagem ele foi feito.

Resp: Desconheço.

Parece que se for delphi tem que instalar o BDE também.

NÃO MANJO DESTE ´TREKO´ AHI, MAS ACHO QUE SIM.

Parece que tem algum utilitário que instalado no WINDOWS XP permite que o mesmo se conecte remotamente com outro computador. Alguém já ouviu falar dele ?

SIM, BASTA FALAR COM UM TÉCNICO DE REDE DE ´PRIMA´ TIPO ESTE:

Leyrton

5896-1433 Comercial

9618-4400 Cel

ELE SABE O QUE FAZER, OU CONHECE QUEM SABE...

Diga que eu indiquei, ganho minhas ´brejas´. kkkkkkkkkkkkkk

Saudações.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 07/07/2008 12:55:34

Link to comment
Share on other sites

Olá ZECA, para conecta no WIN2003 vc precisa instalar e configurar o TERMINAL SERVICE, e liberar a porta no modem adsl, feito isso vc pode conectar de qualquer computador que estiver internet, para conectar atraves do WIN XP tem em ACESSORIOS\COMUNICACOES\CONEXÃO DE AREA DE TRABALHO REMOTA e no WIN98 vc tem que instalar um aplicativo.

Eu tenho um cliente com filial, ele conecta em um sistema em clipper. O unico problema que estou tento e a impressao local.

FW 2.6 + HB 0.9950 + Pelles + Clipper 5.3 + VLib + xDevStudio

Link to comment
Share on other sites

Ze Carlos,

o FireBird na minha opnião é o melhor para usar com xHarbour usando o acesso ADODB, é extremamente leve, REALMENTE GRATIS, menos de 5 megas, dá para colocar até na própria instalação do seu programa podendo distribuir sem receito de contratos com resalvas etc., ahhh !!! não precisa configurar nada é só instalar e sair usando.

Sempre tem atualizações, a versão 2.0 que usa a extensão .FDB esta excelente.

tem muitas comunidades da internet para esclarecimento de dúvidas. Um Banco campeão.

Tudo di bom.

Abraços.

Hélio.

Link to comment
Share on other sites

1. Poderei migrar para fwh e usar o mesmo banco de dados em firebird ?

Sim pode. Lhe aconselharia a usar o MySql. Tem uma divulgação muito maior que o Firebird. Qualquer provedor de internet disponibiliza ele e acho ele mais seguro pois não é como o firebird que pode ser copiado para lá e para cá, como fazemos com o DBF.

2. Poderei conectar com outros computadores via fwh ?

Sim. Tanto por uma rede local ou até em um computador lá na China via IP do banco.

3. Pelo EXE tem como saber qual a linguagem que está sendo usada ?

Não tenho certeza, mas acredito que não, mas acredito que isso tambem não faz diferença, seja o software desse cidadão delphi ou qualquer coisa, o que importa, é o que ele faz.

4. O firebird é muito dificil de trabalhar ?(nunca trabalhei com banco de dados relacionais)

Já trabalhei com o Firebird, é muito bom, mas prefiro o MySql.

Uma coisa que voce deve levar em conta é que para se trabalhar com banco de dados, seja o Firebird ou o MySql, é NÃO trabalhar com o RDD, isto é, usar os mesmos comandos do dbf (sqllib, adordd e sqlrdd possibilitam isso), e sim trabalhar com comandos SQL, a diferença de recursos e performance é muito grande. O problema é que para se trabalhar com comandos SQL no xHarbour leva-se um bom tempo de trabalho.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Rossine,

Desculpe, não ter visto sua pergunta.

Firebird é muito rápido também, e acessa de qualquer lugar do mundo ou de uma rede local, o que acontece é essa

massificação em cima do MySql, e hoje já tem muitos provedores que disponibilizam o FireBird, sem falar na comunidade crescente e séria em muitos foruns de discussões.

funções como:

(trigger, stored procedures,etc) que foram colocadas à pouco no MySql, o FireBird já tinha à tempos e desde a versão 1.0, além disso é inovador.

Adoro poder carregar o banco de um lado para outro, sem correr o risco de perder as informações, esse é mais um "diferencial" do firebird que o intuito é "facilidade" com "robustez".

Já usei o MySql, e é bom sim, mas mesmo assim prefiro o FireBird pela facilidade na robustez, isso na minha opnião.

O servidor é montado em segundos.

O Firebird é licenciado sob a IPL (InterBase Public License), a qual tem os mesmo termos da Mozilla Public License 1.1. O Firebird é completamente gratuito para usar e distribuir a seus clientes.

Dá uma lida:

http://www.firebirdsql.org/guide/Firebird-1.5-Factsheet-pt.html

Nos exemplos dos links a seguir tem exemplos do acesso via ADORDD.

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?whichpage=2&ARCHIVE=&TOPIC_ID=10566

Abraços.

Hélio

xHarbour / WS /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos!

"Aproveitando o gancho" dos colegas, Alguém usa o

Firebird hospedado em provedor externo? Estou

pesquisando algumas opções, mas até agora só vi

o MySql e MS-Sql....Estou pensando em comprar a

Sqllib, que já testei e gostei, mas o site deles

está em manutenção...

Gto

Alberto - SP

xHb 099.50

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

A sexta edição do Firebird Developers Day aconteceu no dia 04 de Julho de 2009, na cidade de Piracicaba-SP, no Campus Taquaral da UNIMEP, e contou com a presença de 480 pessoas. Apesar de todas as incertezas devido a crise internacional, o FDD se mantém como o evento de Firebird com maior número de participantes em todo o mundo.

A FireBase é o maior portal brasileiro de informações sobre Firebird, oferecendo serviços de consultoria, suporte, cursos, desenvolvimento, além de gerenciar uma das mais movimentadas listas de discussão sobre Firebird de todo o mundo. Cadastre-se gratuitamente para ficar atualizado com as últimas notícias do mundo Firebird!

Carlos H. Cantu

http://www.firebase.com.br

Melhor ainda que é free e melhor ainda que não tem pegadinha , quanto vc aprende usar a ferramenta não tem uma tela que diz (precisa comprar a versão comercial pra funcionar todos os comandos)

Viol

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá ZECA, para conecta no WIN2003 vc precisa instalar e configurar o TERMINAL SERVICE, e liberar a porta no modem adsl, feito isso vc pode conectar de qualquer computador que estiver internet, para conectar atraves do WIN XP tem em ACESSORIOS\COMUNICACOES\CONEXÃO DE AREA DE TRABALHO REMOTA e no WIN98 vc tem que instalar um aplicativo.

Eu tenho um cliente com filial, ele conecta em um sistema em clipper. O unico problema que estou tento e a impressao local.

FW 2.6 + HB 0.9950 + Pelles + Clipper 5.3 + VLib + xDevStudio


id=quote>id=quote>

Olá Dorneles,

Se possível, como uso DBF e alguns clientes que fazer conexão remota via internet, gostaria que vc desse algumas dicas de como fazer essa conexão, já que vc utiliza sem problemas...

Obrigado!!

JHILBERT

FWH8.08/xHARBOUR1.1.0/BCC5.51/Pelles C/xDev/vLib

Tabira - PE

jeorge99@msn.com

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...