Jump to content
Fivewin Brasil

Custo pra colocar software à venda


mjmb

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Eu como muitos sou programador autônomo, não é minha função principal, pois trabalho em uma empresa de manhã e a tarde trabalho em casa com desenvolvimento pra ganhar uma renda extra fazendo serviços pra terceiros. Bem, desenvolvi um programa e queria comercializar ele pela internet, não é nada fiscal. Quanto à pagar um domínio, um espaço em um servidor e colocar um página de apresentação, suporte, download o custo é baixo e fácil de fazer. Minha dúvida é quanto à lei; Terei que abrir firma pra comercializar ele ? É muito alto o custo ? Qual o custo por baixo que terei ?

Desculpe a ignorância, não entendo muito de leis.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal,

Eu como muitos sou programador autônomo, não é minha função principal, pois trabalho em uma empresa de manhã e a tarde trabalho em casa com desenvolvimento pra ganhar uma renda extra fazendo serviços pra terceiros. Bem, desenvolvi um programa e queria comercializar ele pela internet, não é nada fiscal. Quanto à pagar um domínio, um espaço em um servidor e colocar um página de apresentação, suporte, download o custo é baixo e fácil de fazer. Minha dúvida é quanto à lei; Terei que abrir firma pra comercializar ele ? É muito alto o custo ? Qual o custo por baixo que terei ?

Desculpe a ignorância, não entendo muito de leis.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Esqueça a Lei.......cobre quanto quiser pelo seu software, se teu FW e xharbour são originais, vc está resguardado. Agora a unica diferenção é se for vender para empresas, pois dai terá que ter nota fiscal e para isso vc terá que ter um CNPJ. quanto ao site se for ".com", não precisa de ter CNPJ.........VC não tem e nem deve pagar impostos só porque quer vender.....ninguém tem o direito de cobrar porcentagem pelo seu conhecimento. Se vender para pessoa física, a regra é apenas sua e dela.

Abraços...

ADELSON (msn=programadorxhb@hotmail.com)

Pelles 4.50.90, FWH 7.07, xHarbour Comercial 0.99.71, RDDSQL, MySQL, TWBrowse(), C5Menu()

Link to comment
Share on other sites

Besteira.......faça um contratinho pessoal apenas para cada um saber o que combinou e forneça apenas recibo como comprovante. não caia na onda de compartilhar teu merecido lucro com quem não tem nada a ver com isso. Acho que vc endente......Abraços,....

ADELSON (msn=programadorxhb@hotmail.com)

Pelles 4.50.90, FWH 7.07, xHarbour Comercial 0.99.71, RDDSQL, MySQL, TWBrowse(), C5Menu()

Link to comment
Share on other sites

Vale, lembrar que mesmo se não for um aplicativo fiscal, mas o mesmo trabalhar vinculado a processos fiscais, me refiro se for algum controle de estoque que faz saida de estoque, que é o mesmo que venda. Esse é um exemplo que o fisco poderá entende de outra forma. Mas cada caso é um caso, porque existe empresas de pequeno e medio porte que utiliza esses sistemas para controla estoque, porem a empresa é cadastrada na AF, onde a sua tributação será feita tudo manual ou melhor dizendo com o seu contador. hehehehhee

Espero ter ajudado......

Fivewin 2.7 + XHarbour Build 0.99.60 + WorkShop + vLib + SqlLib + MySQL 5.0

**Todos os dias deverámos fazer um pouco mais do que o necessario.**

E-mail: Leandroptu@success.inf.br

Msn: leandroptu@ada.com.br

Paracatu/MG

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal tenho uma pequena dúvida também e gostaria de mais esclarecimento, eu estou desenvolvendo pra area de transporte e logistica terei que registrar o software? Me disseram que se o sistema gerar qualquer documento fiscal tipo nota fiscal, conhecimento de frete tem que ser registrado e o problema é que o mesmo sistema roda em dois estados e estou entrando em um terceiro estado e segundo as leis de cada estado terei que registrar o sistema. Minha principal dúvida é a seguinte isto procede? Se alguém souber de algo mais me informe obrigado.

Abraços

Gilson

E-mail: Fgsistem@yahoo.com.br

MSN: fgsistem@hotmail.com

Clipper 5.3 / Fw 2.6 / BLINKER 7.0 / WORKSHOP 4.5 / Fwh 2.6 / Harbour 0.45 / Bcc 5.6 / Ads 8.0 / PellesC /

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá pessoal tenho uma pequena dúvida também e gostaria de mais esclarecimento, eu estou desenvolvendo pra area de transporte e logistica terei que registrar o software? Me disseram que se o sistema gerar qualquer documento fiscal tipo nota fiscal, conhecimento de frete tem que ser registrado

id=red> e o problema é que o mesmo sistema roda em dois estados e estou entrando em um terceiro estado e segundo as leis de cada estado terei que registrar o sistema. Minha principal dúvida é a seguinte isto procede? Se alguém souber de algo mais me informe obrigado.

Abraços

Gilson

E-mail: Fgsistem@yahoo.com.br

MSN: fgsistem@hotmail.com

Clipper 5.3 / Fw 2.6 / BLINKER 7.0 / WORKSHOP 4.5 / Fwh 2.6 / Harbour 0.45 / Bcc 5.6 / Ads 8.0 / PellesC /


id=quote>id=quote>

Gilson, tudo bem??

Não sei quanto ao conhecimento de frete (o Vagner pode responder 2ª Feira), mas quanto a somente emissão de NF, não precisa.

Na realidade é o teu cliente que precisa de autorização da Secretaria da Fazenda Estadual, para emitir as Notas com numeração gerada por sistema. Nesse caso, ele é obrigado a passar os dados do criador do sistema para ela. Sinceramente não sei o que ocorre quando o criador é pessoa física.

Ao , depende muito do que você quer da vida. Se você quiser crescer e buscar empresas sérias no mercado, terá que se legalizar. Tudo vai dependender da tua ambição.

Mais da metade dos nossos clientes vieram de programadores "free" que sumiram e nunca mais trabalharão com pessoas físicas. Não quero menosprezar quem não tem empresa, mas que esta é uma realidade nua e crua, é. O que atrapalha é que tem muitos picaretas no mercado, ferrando quem trabalha sério.

Abraços

Um abraço

Inscrições:id=red> http://www.congressofivewin.com.brid=blue>

assinatpaulo2.bmp

Editado por - pauloaraujo on 27/10/2007 13:03:36

Link to comment
Share on other sites

Grande Paulo, blz?

Deixa eu dar minha pequena parcela neste tópico:

citação:Na realidade é o teu cliente que precisa de autorização da Secretaria da Fazenda Estadual, para emitir as Notas com numeração gerada por sistema. Nesse caso, ele é obrigado a passar os dados do criador do sistema para ela. Sinceramente não sei o que ocorre quando o criador é pessoa física.
id=quote>id=quote>

É isso mesmo... só que (pelo menos aqui no Maranhão) não há problema em o criador do software ser pessoa física. Eu mesmo, quando era autônomo, assinei várias autorizações conjuntas com os clientes pra que eles pudessem emitir notas fiscais por computador.

citação:Ao , depende muito do que você quer da vida. Se você quiser crescer e buscar empresas sérias no mercado, terá que se legalizar. Tudo vai dependender da tua ambição.


id=quote>id=quote>

Concordo plenamente. Foi por causa disso que em 2003 criamos a nossa empresa aqui, pra justamente dar até mais credibilidade a nossos futuros clientes, por saberem que se trata de uma empresa, com CNPJ e tudo, com local fixo. Lógico que isso demanda mais custos, mas fazer o que, né?

Abraços,

Kleyber Derick

xHarbour + FWH + xDevStudio + SQLLIB

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Uma pitadinha

O fato de ter empresa não é sinonimo do software ter uma qualidade maior. A criação do software está na cabeça do desenvolvedor, independente de onde ele esteja ou se pertença ou não a uma empresa.

Quando o software está vinculado a uma empresa, da a impressão ao cliente de que existe um grupo de profissionais a cuidar daquele produto, de que o cliente não vai ficar na não de uma única pessoa, o que nem sempre é verdade, pois está cheio de empresas com um unico programador e dessa forma não existe diferença entre autonomo e empresa.

Em termos gerais, sempre acho que se a pessoa puder e tiver condições de trabalhar como empresa, é mais apropriado.

logo.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

Uma pitadinha

O fato de ter empresa não é sinonimo do software ter uma qualidade maior. A criação do software está na cabeça do desenvolvedor, independente de onde ele esteja ou se pertença ou não a uma empresa.

Quando o software está vinculado a uma empresa, da a impressão ao cliente de que existe um grupo de profissionais a cuidar daquele produto, de que o cliente não vai ficar na não de uma única pessoa, o que nem sempre é verdade, pois está cheio de empresas com um unico programador e dessa forma não existe diferença entre autonomo e empresa.

Em termos gerais, sempre acho que se a pessoa puder e tiver condições de trabalhar como empresa, é mais apropriado.

logo.jpg


id=quote>id=quote>

Grande José Carlos,

Concordo plenamente contigo.

Abraços,

Kleyber Derick

xHarbour + FWH + xDevStudio + SQLLIB

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

citação:

Uma pitadinha

O fato de ter empresa não é sinonimo do software ter uma qualidade maior. A criação do software está na cabeça do desenvolvedor, independente de onde ele esteja ou se pertença ou não a uma empresa.

Quando o software está vinculado a uma empresa, da a impressão ao cliente de que existe um grupo de profissionais a cuidar daquele produto, de que o cliente não vai ficar na não de uma única pessoa, o que nem sempre é verdade, pois está cheio de empresas com um unico programador e dessa forma não existe diferença entre autonomo e empresa.

Em termos gerais, sempre acho que se a pessoa puder e tiver condições de trabalhar como empresa, é mais apropriado.

logo.jpg


id=quote>id=quote>

Zé, quanto tempo que não nos falamos (hehe).

Deixei bem claro que isso é somente uma restrição de mercado, devido ao monte de picaretas que existem por aí, e você não pode negar, né??

No frigir dos ovos, você está certíssimo quanto ao dia a dia.


IF W_qualy_sistem_PJ="BOM" .OR. W_qualy_sistem_PF="BOM"

? "TUDO BEM"

ELSE

? "VEJA BEM, VEJA BEM,..... VEJA BEM"

ENDIF

id=code>id=code>

Agora, na hora de apresentar o teu sistema (sem indicacão) ....

Inscrições:id=red> http://www.congressofivewin.com.brid=blue>

assinatpaulo2.bmp

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos...

Que o tema é polêmico todo mundo já sabe, porém o grande problema que vejo é que a maioria de nós, desenvolvedores de sistemas (Pessoa Física ou Jurídica), desconhecem as Leis que regem à nossa atividade.

Vejam :

http://www.portaltributario.com.br/artigos/isssoftware.htm

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4909

Neste caso, uma empresa somente serviria para aumentar a confiabilidade do profissional responsável pelo sistema, bem como aumentar em muito os custos com as incidências dos impostos.

Agora pergunto :

Será que a maioria dos Clientes concordariam em pagar esses Custos se fossem orientados adequadamente por seus respectivos Contadores. ?

Acredito que não... embora a realidade seja o fato de que os Contadores também desconhecem essas Leis e acabam orientando de forma equivocada os seus Clientes, cabe a nós transmitir aos nossos Clientes essa confiabilidade, entregando uma cópia perfeitamente funcional e livre de erros.

Um abraço

enterprise5.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

V Encontro... Tô nessa e Você ? pct08.gif

Editado por - valdir on 27/10/2007 18:09:44

Link to comment
Share on other sites

Ao MJMB

O Paulo tem razão. Se você confia no seu sistema, ABRA UMA EMPRESA (tem que ser no mínimo LTDA com 2 sócios), PAGUE OS IMPOSTOS (sei que são muitos, aqui em SP 12,65% de cada NF) e COBRE TUDO DO CLIENTE! Além disso, USE PROGRAMAS ORIGINAIS! e mostre para o cliente que qualidade tem preço!

Só assim você irá crescer e valorizar a (atualmente desgastada) e fundamental classe de programadores!

Boa Sorte

Alberto Zamai

Vip Netsystem Info Ltda

FW2.4+Clip 5.2e+xHarbour

Link to comment
Share on other sites

citação:

Besteira.......faça um contratinho pessoal apenas para cada um saber o que combinou e forneça apenas recibo como comprovante. não caia na onda de compartilhar teu merecido lucro com quem não tem nada a ver com isso. Acho que vc endente......Abraços,....

ADELSON (msn=programadorxhb@hotmail.com)

Pelles 4.50.90, FWH 7.07, xHarbour Comercial 0.99.71, RDDSQL, MySQL, TWBrowse(), C5Menu()


id=quote>id=quote>

ADELSON, MEU PLIGLIO... VOCÊ NÃO APRENDE NUNCA??

Veja essa citação, lebra dela??

Se você acredita ou não acredita, você tem razão.

QUANDO VOCÊ CRESCER, ESTARà NA HORA DE NOS CONHECER!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Skype: fw_kapiaba

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Conversando com outras pessoas me disseram que a grande maioria das micro empresas que trabalham apenas com desenvolvimento de software são firmas de prestação de serviço, ou seja, não tem nem I.E., apenas presta serviço de suporte ao software desenvolvido pelos mesmos, onde se paga apenas um percentual de ISS. Vendo por este lado até que não custa muito em registrar uma micro empresa apenas para prestação de serviços, ou seja, não para comercializar o software, apenas cobrar o suporte.

Obrigado à todos pelas respostas.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

citação:

Conversando com outras pessoas me disseram que a grande maioria das micro empresas que trabalham apenas com desenvolvimento de software são firmas de prestação de serviço, ou seja, não tem nem I.E., apenas presta serviço de suporte ao software desenvolvido pelos mesmos, onde se paga apenas um percentual de ISS. Vendo por este lado até que não custa muito em registrar uma micro empresa apenas para prestação de serviços, ou seja, não para comercializar o software, apenas cobrar o suporte.

Obrigado à todos pelas respostas.

Abraços,


id=quote>id=quote>

pct09.gif

PUXA... NÃO SAY TEU NOME, NEM KEM TÚ ÉS... MAS NOTA-SE CLARAMENTE, KE ÉS UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE! PARABÉNS! É +- ISSO, PELO MENOS, A MAIORIA FAZ ASSIM. DEPOIS, QUANDO O FATURAMENTO ´EXPLODE´... BEM... AI, É OUTRA HISTÓRIA...

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Skype: fw_kapiaba

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Meu pitaco:

Vc pode continuar como autônomo e dar nota de prestação de serviço, entretanto, dependendo de onde more e da concorrência local, algumas empresas podem se sentir ameaçadas por você (por exemplo: seu programa é melhor, mais barato e vc está vendendo bem, passando à frente delas), então eles podem alegar concorrência desleal e representar contra vc na Prefeitura local, na Associação Comercial ou ainda tentar processá-lo. No fringir dos ovos, não dá em nada, mas vc acaba perdendo tempo indo em foruns, correndo atrás de advogados, etc.

Mas que isso não lhe sirva de desestímulo, muito pelo contrário, que esse comentários sirvam para ajudar-lhe a se resguardar em sua profissão e no ganho de $ extra.

Com relação aos impostos, é flórida, o governo está sempre abocanhando muito ou pouco % sobre o que nós ganhamos, o tempo todo... Acho melhor perguntar a um contador qual a forma melhor de vc trabalhar, como autônomo, como pessoa jurídica, etc...

[ ]'s

Maurilio

[ ]'s

Maurilio

FWH 7.01 | xHB + SQLRDD | Workshop 4.5 | xDevStudio

Garça - SP

Link to comment
Share on other sites

Ola amigao

Veja, pelo q sei se teu sistema emitir qualquer "livro fiscal" vc e obrigado a ter um cadastro deste sistema junto a secretaria de fazenda de teu estado e dependendo do estado vai exigir ou nao CNPJ e tudo mais. Se teu sistema tem um destes livros vc sera obrigado e ter SINTEGRA e dependendo do estado deve ou nao ser emitido pelo mesmo sistema q emitiu o livro fiscal em questao (no caso de transporte ou qualquer tipo de notas fiscais ou livros de mov fiscal). O cadastro nestes casos passa a ser obrigatorio!

Se vc trabalha com sistema de controle de estoque vc fatalmente tera venda e fatalmente caira no TEF e ECF e fatalmente tera q ter uma empresa pq isto exige declaracao conjunta e tudo mais e da maior seguranca para teus clientes q esta declaracao seja entre duas empresas e nao empresa e um autonomo.

Agora.. o quanto mais vc puder fugir de abrir empresa e esta bobagem toda melhor...

Cara os custos sao muito absurdos... pq nao e so imposto .. ae vc tem funcionario.. ae vc tem escritorio.. ae vc tem aff.. contador.. nossa.. ta loko.. meu custo simplesmente e insuportavel... e nao tem como reduzir.. nao da... se vc e empresa vc vai ter q arcar e o governo nao faz nada para te ajudar nao..

Por mim eu voltaria a ser autonomo hhehehehehehehe

flow

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...