Jump to content
Fivewin Brasil

emotta

Membros
  • Posts

    1,609
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    88

Posts posted by emotta

  1. Em SQL server vc define isso na string de conexão 

     

    Mas se for o sql server no Azure não tem como pq ele desconecta automaticamente 

     

    Uma sugestão é vc criar um timer e no intervalo de 1 minuto ele executar um comando SQL no banco de dados, talvez isso funcione 

  2. sensacional Luiz, passei por grande parte das situações que vc passou, as que não são iguais foram muito parecidas.

    Eu conheci o Fivewin na Microsiga, por uma situação especifica eu tinha que simular uma situação que não funcionava em ADVPL mas para que o pessoal responsável pela linguagem fizesse a correção eu precisava simular a mesma situação em clipper/fivewin. Eles me forneceram os disquetes de instalação do clipper 5.3 e do fivewin e eu simulei o problema e eles então corrigiram a linguagem. Era coisa boba, mas foi necessário isso. Foi no ano 2000 que isso aconteceu.

    Pesquisei mais sobre o assunto e cai na news do fivewin, basicamente vc usava o forum direto no outlook, lá conheci o Gilmer, Clemerson, Vagner e outros que agora não recordo os nomes. Essa foi a inspiração para que eu começasse a reescrever um software de ponto que eu fiz em clipper em 1998 para uma empresa, fiz como bico. Apenas pra passar o tempo comecei a reescrever a aplicação "for windows" que era como se falava na época e em 2002 quando pedi a conta da Microsiga e voltei para o interior foi esse novo software eu comecei a buscar clientes e montar um negócio. Aproveitei o tempo livre que ainda não tinha clientes e portei de clipper pra xHarbour.

    Depois disso em 2006 comprei o xHarbour com SQLRDD e portei a aplicação para funcionar também em SQL, foi um grande avanço pra gente na época. Foi neste ano também que abandonei o Edit e comecei a editar os fontes no xDevStudio (obrigado Vailton). Segui assim até 2020 quando mudei para o VSCODE.

    Bons tempos, boas lembranças mas o ponto que temos que observar é que de tempos em tempos precisamos rever as tecnologias que usavamos. Muitos começaram no DBASE e mudaram para clipper, depois passaram a usar fivewin, depois xHarbour, depois SQL, enfim, as coisas mudam e em alguns momentos as mudanças são maiores e exigem um pouco mais de esforço e sacrificio.

    Muito grato a todos aqui e sigo frequentando e ajudando como posso, e sendo ajudado tb, mesmo já não compilando uma aplicação fivewin a 3 anos, porem muito agradecido pelo que já me proporcionou.

     

     

  3. Kapiaba, pelo que entendi do seu link é isso mesmo? Vc incorpora um navegador dentro da sua aplicação desktop.

    É legal até, mas em termos práticos só tem utilidade se vc quer exibir alguma página dentro do seu sistema mas que tb pode ser aberta de um navegador externo.

  4. Foi reescrito as telas em react.js no front com ruby on rails no backend e desenvolvi um sistema de filas assíncrono em xharbour que processa as rotinas de cálculo e os relatórios, recebendo a entrada de dados em Json e fazendo o que precisa ser feito.

     

    Com isso aproveitei a regra de negócio que eu já tinha em xharbour mas usando tecnologia de ponta para desenvolver uma aplicação web (react.js e Ruby on rails)

    Para colocar em produção eu uso o Azure e coloco em uma VM linux usando docker pra subir as imagens do nginx, ambiente rails, etc e outra vm windows para subir o processador de filas da parte xharbour.

    Uso o vscode pra editar os fontes de todos os repositórios (javascript, rubi e xharbour) e o git/github como gerenciador de código fonte.

    Tb tenho outras ferramentas para situações especificas em node e python, mas para essas é coisa bem pontual que foi mais fácil desenvolver usando essas ferramentas do que em rubi ou xharbour.

    Basicamente eu separei a regra de negócio da tecnologia.

     

    11 horas atrás, vilian disse:

    Vc poderia falar um pouco mais sobre as ferramentas que usou para migrar sua aplicação para web ?

     

  5. Marcio, acredito que a melhor maneira de disponibilizar material é colocar no github, entre no site e crie a conta (caso não tenha) e abra um repositório publico e coloque essa documentação lá.

    Com certeza vai ajudar muitos

  6. Ladnilson, agradeço pelo novo, tenho 45 anos mas programo profissionalmente em clipper desde 1993. Pelo jeito comecei depois de você sim, mas nem tanto, fiz muita coisa em dbase III mas só quando estudava no técnico.

    Também agradeço muito, mas muito mesmo o fivewin (que conheci em 2000) e harbour (depois xHarbour) que conheci ainda em 1999. Desde 2002 tenho meu software em xharbour/fivewin e o mantive assim por mais de 18 anos. A alguns anos migrei minha aplicação para web e já tinha quase 1 mil clientes ativos, de fato tive a mesma sensação que você relatou que foi migrar uma aplicação extremamente estável e sem erro para um novo ambiente, mas no meu caso eu não tive escolha, se eu ficasse no desktop estava decretando a morte do meu software. Reforço que esse era o meu cenário e não quer dizer que todos os cenários sejam assim.

    Hoje conhecendo outras linguagens e tecnologias mais apropriadas para web não me arrependo do caminho que escolhi a alguns anos e minha unica intenção com o que escrevi é motivar outros a fazerem o mesmo, quem por algum motivo não quiser (ou não puder) paciência, mas quem seguir esse caminho, que é sim doloroso, verá que vale muito a pena.

    Fazer isso em nada diminuiu minha gratidão ao fivewin e (x)harbour, sou eternamente grato pois essas tecnologias ajudaram a mim a construir um negócio que auxilia vários clientes e gera alguns empregos.

    Desde o inicio esse post é sobre aposentadoria e os motivos que levaram o Valdir a levantar essa hipótese que foi aprender novas tecnologias, eu passei por isso (e ainda passo, me considero iniciante em tecnologia web) e garanto que é muito divertido e prazeroso, apenas comece, vale a pena tentar.

    E mais uma última coisa, eu não ganho absolutamente nada com essa insistência, é apenas minha opinião pessoal, cada um pode ter a sua e vamos seguindo assim.

    Abraços

    1 hora atrás, Ladinilson disse:

    Amigo entendo pelo seu vasto conhecimento em várias linguagens mas a postagem do amigo é sobre IDADE e SAÚDE.
    Deves ser uma cara novo e entendo sua busca e estudo sobre outras linguagens mas quem é das antigas como eu que programei em dBase III depois mudei para o Clipper Summer 87 e em meados de 1992 conheci o Fivewin pela necessidade da plataforma gráfica, tive todo o tempo para estudar os botões, dialogs e penduricários pois tive uma grande alegria e esperança diga-se de passagem na linguagem a AGRADEÇO MUITO a ela e jamais iria diminuir a mesma que tento foi e é nossa "companheira".
    Imagine um sistema de automação comercial ter que mudar toda a linguagem, corrigir bugs e procurar bibliotecas que substitem as DLLs e LIBs da nossa vida além de ter clientes querendo sua caveira quando tudo trava ou o registro "some" como era um erro do xBase antes lembra?
    Pois é, essa postagem e sobre aposentadoria e não ter mais saúde e tempo para ficar madrugadas a fio na frente de um monitor.

    Abraços

     

  7. Perfeito Luiz, é exatamente disso que estou falando. Passei por está mesmo situação a alguns anos atrás, foi dolorido voltar a ser um iniciante e estudar tudo novamente, mas a experiência torna a curva de aprendizado bem mais rápida.

    Termos como git, vscode, docker e outras coisas relacionadas eram desconhecidas por mim, estudei, aprendi e tento aqui animar outros a fazer o mesmo e ter essa virada profissional que tanto foi benéfica pra mim.

    Parabéns Luiz por seguir esse caminho e vamos em frente 

     

    Abraços 

    Em 06/04/2024 at 13:08, Luiz Fernando disse:

    Colega, quando vi sua mensagem, tomei a liberdade de visitar seu perfil no Facebook para descobrir sua idade. Rapaz, você é muito jovem para simplesmente parar tudo. Talvez você já tenha conquistado a tão almejada liberdade financeira e viver apenas de juros e renda de aluguéis, mas pense que ainda pode ter pela frente uns bons 30 anos de vida. Para isso, é importante ter novos desafios e metas.

    Sobre não ter mais ânimo para acompanhar as últimas evoluções do mercado, você precisa simplesmente começar. Assim que dominar uma nova ferramenta de programação, vai começar a se motivar de forma automática. Não é necessário trabalhar 10 horas por dia para isso; reduza sua jornada de trabalho, 6 horas no máximo por dia.

    O FiveWin foi muito bom para todos nós, mas não faz mais sentido usar essa ferramenta. Você vai ver que no mercado existem ferramentas muito, mas muito mais produtivas. Quando você se deparar com isso, pode ter certeza de que o ânimo e a empolgação irão aparecer de forma natural.

    Há pouco tempo atrás, eu também estava desanimado. Mexer com o FiveWin estava se tornando uma tortura, mas continuar ou não, não era uma escolha para mim, pois ainda não havia alcançado a liberdade financeira para isso. Aos poucos, comecei a mexer com outra ferramenta. Hoje, estou na fase final do meu novo sistema e, ao concluí-lo, começarei um novo desafio, dar início num projeto web.

    Cada situação é única, mas considerar mudar o local de trabalho pode ser benéfico. Se possível, experimente passar uma semana por mês em um ambiente diferente. Tenho feito isso recentemente e, desde que descobri o Airbnb, tenho alternado entre trabalhar em um prédio com vista para o mar e em um chalé com vista para as montanhas. Essa mudança tem sido muito positiva. É importante, no entanto, manter o foco e ter uma lista clara das tarefas a serem realizadas durante essa semana, para que a experiência não se torne apenas uma viagem a passeio. Além disso, aproveite ao máximo a inteligência artificial, pois é surpreendente como muitas pessoas ainda não estão utilizando essa ferramenta poderosa.

    E, por último, não se esqueça de pedir a orientação de Deus. É incrível como as coisas fluem naturalmente quando o fazemos.

    Abs

     

  8. Ladinilson comece a ver novas tecnologias como vscode, depois git e Github, depois docker, depois veja linguagens como python e rubi (rubi on rails)

    Todas que falei acima tem muito material no YouTube, é só começar. Não tem nada de tortura, pelo contrário, vc já roeu o osso com (x)harbour, vai por mim, é bem mais simples tudo que citei.

    Abraços 

    Em 06/04/2024 at 13:32, Ladinilson disse:

    Posso até entender que tudo gira em torno de ferramentas para acessar em qualquer lugar e em qualquer smartphone mas tenho como por exemplo, servidores em nuvens para isso e todos vocês conhecem ferramentas alternativas.
    Falo por mim como "desânimo", aprender quase 90% novamente de todo o conhecimento que tive durante a vida pois os comandos e sintaxes estão na mente e as linhas de código saem naturalmente mas a falta de tempo e idade para isso de desenvolver em outra ferramenta não nos permite mais e acho que pode ser um ponto do caso do amigo mas entendo a necessidade de inovações mas convenhamos...."tortura" é demais hein!

    Pra mim tortura e o que o João passa com o Corinthians dele! kkkk

     

  9. Que legal hein Rogério, inveja no bom sentido ! Mas parabéns pela forma como conseguiu isso pra vc, muito bom !

     

    21 horas atrás, Rogerio Figueira disse:

    Salve a todos!
    Eu completo 67 daqui a 2 meses, trabalho nessa área desde 1990, nunca fui empregado, preferi ganhar menos mas ser independente.
    Ainda nem penso em parar.
    Em 1998 vim para o interior, morar num sítio, no começo foi pauleira tinha que ir em Sampa vários dias por semana, depois com o avanço da internet fui deixando de ir.
    Hoje faço todo atendimento via whatsapp a internet está bem distribuida no BR.
    Ano passado viajei por 4 meses por boa parte do BR, trabalhando on-line, eu minha esposa e duas cachorrinhas.
    Aposentar para que ? Esta atividade eu gosto, mantenho os neurônios em dia.
    Atualmente estou convertendo um sistema para PHP para rodar na web, o banco de dados já é MariaDB, então me sinto motivado a continuar trabalhando.
    Meu projeto para os próximos anos, terminar um carro mais apropriado, instalar uma StarLink e viajar mais, trabalhando todo dia um pouco.
    Saludos!
     

    Dscn0340a.jpg

     

  10. Forum fantastico, galera muito boa mesmo e fica muita gratidão ao FW que nos salvou em uma época crucial onde precisamos ter um sistema "for windows" e posteriormente o (x)harbour que nos salvou quando precisávamos ter uma aplicação 32 bits.

    Existe de fato muita gente com sistema em clipper dos ganhando dinheiro e se o cliente está satisfeito isso que importa, mas é um fato que novos clientes em sistemas clipper/dos é praticamente impossível e a cada dia, mesmo sistemas desktop a tendencia é cada vez mais ficar nichado.

    A alguns anos desenvolvi meu software de gestão de ponto e frequência para outras tecnologias e linguagens apropriadas para sistema web, 5% da minha base continua com a aplicação em desktop (xharbour/fwh) mas sigo migrando e acredito que até o final deste ano 100% de meus clientes estarão somente com a versão web do software.

    É muito mais simples e rápido atualizar uma aplicação web, recomendo a todos que puderem estudar essas tecnologias, todos aqui (assim como eu) roeram o osso com clipper/harbour e garanto que javascript, python, c#, java e rubi são linguagens bem mais simples de se desenvolver algo ante ao que temos em harbour. Tudo já existe vídeo no youtube ou material da web, quer um exemplo? Assine por certificado digital um PDF em harbour e agora veja como você acha na web como assinar um pdf em node.js (por exemplo).

    Se não precisar de novos clientes siga com o sistema estável em clipper/harbour, mas caso não possa se dar a esse luxo recomendo estudar novas tecnologias, foi o meu caso, a concorrência para o meu lado veio forte e hoje tenho um produto tão bom como o deles, mas tive que estudar muito !

    Valdir, sobre a sua questão inicial, se for possivel você se aposentar o faça, aproveite o que você construiu e parabéns e obrigado por tudo que ajudou aqui, a muitas duvidas minha você contribuiu.

    Sucesso a todos

     

     

  11. Carlos, o correto é solicitar um exemplo funcionado via CURL (linha de comando). É necessário entender os parametros e como vc envia o pdf (provavelmente em base64)

    Enfim, sem um exemplo funcionando fica dificil te ajudar. Veja que no seu exemplo vc está enviando um JPG e não um PDF e vc está colocando o caminho no arquivo e não o conteudo e mesmo se for o conteudo com certeza não é no formato binário e sim no formato base64.

     

     

     

  12. htmp := Hash()
    htmp["001","A"] = 4
    htmp["003","A"] = 21
    htmp["004","A"] = 14

    htmp["002"] = hClone(htmp["003"])
    htmp["003"] = hClone(htmp["004"])

    // se precisar deletar a 004 considere a linha abaixo
    hDel(htmp, '004')

     

     

    * Sinceramente estou achando um pouco estranho essa sua necessidade, eu uso Hash a anos e nunca precisei fazer algo assim, acredito que você esteja usando Hash com o pensamento voltado a array.

  13. Jmsilva, eu obtive sim sucesso e estou usando em produção.

    Sobre gravar um vídeo, quando eu tiver tempo posso sim fazer, mas seguindo exatamente os procedimentos descritos vc tb vai ter sucesso.

    Sugiro em um primeiro momento fazer exatamente o que descrevi, ou seja, seguir exatamente os caminhos descritos e compilar com o visual studio "DESENVOLVIMENTO PARA DESKTOP COM C++"

    O que eu vejo muita gente fazer é querer fazer diferente sem ao menos tentar antes exatamente o processo validado.

    Então se vc seguir exatamente os passos descritos vc tb terá sucesso, pois é exatamente o que eu faço.

    Boa sorte

    abraços

    24 minutos atrás, Jmsilva disse:

    Aproveitando o post do amigo sobre o assunto, vai uma pergunta ao @emotta Parece que vc obteve sucesso na compilação e geração da lib sqlrdd, certo? Vc chegou a usá-la comercialmente ou apenas testes?

    Fica uma dica ao amigo possibilidade de gravar vídeo instrução para pessoal.

    Tentei e ainda não obtive sucesso !

    Jmsilva 

     

  14. Quando vc presta vestibular/enem as respostas de cada pergunta da prova vc preenche em um cartão resposta. Aquele cartão vai para uma máquina que faz a correção e indica se vc acertou ou erro a pergunta.

    Outro exemplo de cartão resposta é quando vc faz jogo na mega sena, o seu jogo vc faz em um cartão resposta e a máquina da caixa lê esse cartão e registra seu jogo.

    Hoje em dia, com a tecnologia de OCR disponibilizada pela AWS provavelmente fica fácil para qualquer software fazer a correção usando por exemplo a o cartão resposta escaneado, se eu precisasse de algo assim eu iria por este caminho.

     

    Mas parabéns por desenterrar um tópico de 12 anos atras hahahaha

  15. Augusto eu tenho um software de gestão de ponto 100% na nuvem e utilizado por milhares de empresas

    veja nosso site www.apontafacil.com.br

    no próprio site tem um local para fazer contato mas se precisar me chame no meu email pessoal: emotta@gmail.com

    abraços

     

    1 hora atrás, augustogomes disse:

    Bom dia pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês.

    Alguém aqui do grupo trabalha com relógios de ponto e/ou software para o ponto? 

    Estou precisando para a minha empresa, se alguém trabalhar com isto entre em contato comigo.

     

    Grato

    Augusto

     

     

  16. Joao, o que sugeri é pra resolver rápido, mas pra resolver direito o correto é vc usar alguma lib pra gerar um pdf menor como o HARUPDF (contrib xharbour) ou o PDF.LIB (este eu uso).

    Se fosse pra eu escolher começar algo eu iria para o HARUPDF pois o PDF.LIB já algum tempo que não tem atualização (pelo menos desconheço).

  17. Kapiaba, não é truque meu, eu falei o que ele precisa fazer se quiser fazer o que pediu.

    Quanto a usar bibliotecas para PDF, que inclusive é o que eu faço, estou de total acordo e de fato é muito melhor, mas não é o que ele pediu.

     

    1 hora atrás, kapiaba disse:

    Esqueça esse "Truque" do Emotta, se a sua versão for atual, use HARUPDF direto do FiveWin, os PDFS ficam bem mais leves.

    Veja:

    https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=43759&p=264281&hilit=HARUPDF&sid=81e6b6b5d2073314edba73fd01b3e46a#p264255

    Abs.

    Regards, saludos.

     

  18. João, pra fazer o que vc precisa o seu executavel externo terá que gerar o relatório e ai com o objeto você gera o pdf e fecha ele e repete o processo no programa principal.

    Então em vez de passar como parametro o objeto (isso não é possível) você vai passar, por exemplo, os parametros para geração do relatório para que com isso ele gere o objeto de impressão e use a função para converter para pdf.

    É por ai o caminho.

  19. Não é uma boa prática você colocar esse tipo de função para o SQL resolver, sugiro deixar função de cálculo para o seu programa fazer e o SQL fazer o que lhe cabe que é gerenciar dados.

    Quando você precisa escalar a aplicação fica sempre mais fácil escalar o servidor onde está a aplicação do que o servidor onde está o banco de dados.

    Então fica essa sugestão mas é claro, existem exceções e esse pode ser o seu caso.

    18 horas atrás, marcioe disse:

    obrigado amigo por responder, mas queria fazer isso direto no banco com um select   

     

×
×
  • Create New...