Jump to content
Fivewin Brasil

CNP - Cadastro Nacional de Produtos


kapiaba

Recommended Posts

Amiguinhos,

vamos entender,

Eu tenho uma empresa, tenho produtos que são vendidos nacionalmente, mas agora preciso exportar. Para tal necessito ter código de barras em meus produtos e que este código seja gerenciado por instituição internacional para que não exista no planeta um mesmo código para produtos diferentes ou um mesmo código para empresas diferentes.

Então o único meio é cadastrar minha empresa no orgão que define e rege esta segurança. Coisa de uns R$ 600 por ano para um lote de 999 itens.

Depois de passada a burocracia de permissão da geração deste código internacional, minha empresa está apta a entrar na ferramenta com a qual irei introduzir dados de meus produtos e obter o número internacional do mesmo a partir do meu número de registro.

Lógico que com a posse meu número de registro, meu programador pode criar os códigos para mim e depois em lote faço a inserção na base nacional para que ela seja alastrada para o mundo.

O CNP- Cadastro Nacional de Produtos nada mais é que, uma ferramenta, um ambiente onde irei manipular os códigos de minha empresa e somente de minha empresa.

O CNP não é uma base de dados onde meu login permita passear pelos dados de outras empresas, ou seja, não é uma base de dados aberta.

Portanto para ter acesso a empresa deve ser filiada, ter login e gerenciar os próprios dados.

Se alguém ou o próprio órgão liberar esta base, provávelmente não será gratuíto, assim como a base de CEPs dos correios e a base de empresas do IBPT.

Se por ventura houver discrepância no que disse acima, espero que alguém dê uma luz, pois esta base é muito importante para nós desenvolvedores.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

O controle desta lista é de responsabilidade da empresa dona do produto, porém, a GS1 Brasil disponibiliza o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), uma plataforma GRATUITA para associados e disponível na internet para gerar o código de barras e ajudar no gerenciamento dos itens comerciais, geração de etiquetas, entre outras funcionalidades.

Conforme coloquei acima, a plataforma CNP é gratuíta apesar de que a obtenção do código não seja.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...