Jump to content
Fivewin Brasil

Enquete: Curso de xHabour/FiveWin/SQL


alex2002

Recommended Posts

Olá PessoALL,

Devido à enorme dificuldade em encontrar profissionais no mercado e apostar firme na trinca: xHabour/Fivewin/SQL, tive a idéia de criar um curso em B.Horizonte/MG para formar estes profissionais.

A idéia seria pegar profissionais com conhecimento em outras linguagens, ou no mínimo algoritmo (sem isso, sem chance) e passar o dialeto da trinca.

Mas seria uma coisa bem profissional com a finalidade de devolver o mesmo ao mercado executando as tarefas de programar, compilar e dar manutenção.

Pensei em um curso igual aos existentes de java:

- Básico;

- Intermediário;

- Avançado.

Onde:

Básico: Conceito da linguagem, declaração de variáveis, comandos, principais funções, classes, métodos, utilização de IDE (Pelles e não Workshop pq esta bagaça é coisa só do João rsrsrsrs), utilização de DBF (coisa do Wirts vixe), etc.

Intermediário: Tudo do básico, algumas ferramentas como fastreport, declaração/utilização de DLL, etc.

Avançado: Tudo do intermediário, conceitos e utilização de SQL, utilização de web-services, etc.

Naturalmente que é uma visão inicial e pode inclusive sofrer alterações conforme os companheiros sugerirem.

Para tudo isso, preciso saber se vai existir demanda, pois preparar um laboratório não é barato. Se a demanda for mínima e percebermos que não será uma coisa viável, naturalmente que a idéia morre aqui. Mas se existir a possibilidade de termos turmas substanciais é claro que iremos prosseguir.

É isso, deem as suas opiniões.

PS 1: Pessoal, claro que vou precisar de todo material que a galera tem para eu poder fazer uma compilação de tudo e gerar apostilas dinâmicas e claras. Isso dai é outra pedra no nosso sapato (material).

PS 2: Vou conversar com o Gilmer para ver os aspectos legais (uso da LIB nos treinamentos), desconto na aquisição para quem fizer o curso, patrocínio da FivewinBrasil/FiveTech para que possamos fazer uma coisa bem em conta, etc.

Link to comment
Share on other sites

Muito boa iniciativa.
Eu elaborei um curso básico/intermediário para treinamento de alguns futuros programadores aqui na empresa e deu certo ! Fizemos isso justamente pelo mercado escasso. Não resolvemos nosso problema, mas conseguimos aumentar o quadro de funcionários.

Te desejo sucesso, e me coloco a disposição.

[]'s

Ana

Link to comment
Share on other sites

Olá galera,

Diante da manifestação pública da MAIORIA (5 pessoas rsrsrsrs) vou mandar ver neste projeto.

Agora, conforme disse um amigo, é de desanimar este povo do FiveWin, que me desculpem as pessoas de bem, mas é de desanimar. Muitos só querem vir aqui postar as dúvidas, pedir códigos de exemplos, etc.

Aprender, pagar licenças, contribuir e pagar suporte não querem. Não tem tempo, Tem horas que eu fico vendo os tópicos, e tem gente que vem aqui apenas para pedir. É incrível, será que estas pessoas não tem nada para oferecer? Será que não tem uma rotininha pronta que salvaria o resto da galera?

Não digo isso aos iniciantes, de forma alguma. Estou dizendo para os velhos usuários mesmo.

Agora deu para sentir um pouco da frustração do Gilmer com o Five e do Vailton com a SqlLIB. O Gilmer com a pirataria e o Vailton com a SqlLIB, uma LIB fenomenal que uso desde os primórdios e dai da pra ver porque ele parou, todo mundo quer mas ninguem quer pagar. Só querem usar e se for 0800 melhor ainda. E ainda tem gente que quer suporte kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Uma vez ajudando a uma pessoa, perguntei a ela porque ela não ajudava no fórum, ela me respondeu que não tinha tempo. Quer dizer então que a galera que ajuda são todos atoa? Se for assim o João (Kapi) coça o dia inteiro. Uma coisa que me deixa extremamente irritado é o egoísmo das pessoas. Ninguem é melhor que ninguém. Todos temos compromissos, todos temos afazeres, mas necessitamos uns dos outros.

Vejam bem, postei o tópico e em um dia, apenas 5 pessoas manifestaram. E o pior, são os que menos precisam (já são pessoas rodadas que você nem vê fazendo perguntas, claro que ninguém sabe tudo, mas estes já estão em um nivel diferente).

Mas ta de boa, de qualquer forma o laboratório que vou montar vai servir para outras ferramentas também e dai o que era pra ser precursor pode até se tornar inutilizável. Só que eu aviso, tem gente aqui que depende exclusivamente do Five. Não sabem e não querem aprender outra linguagem nem que a vaca tussa.

Mas é isso ai.

Vamos ver no que da.

Link to comment
Share on other sites

Prezado amigo Alexandre...

Sábias palavras que para um bom entendedor, meia letra basta.

Parabéns pela iniciativa.

Além de ser totalmente a favor de qualquer projeto que alavanque o desenvolvimento da nossa profissão e das ferramentas que usamos, também me coloco à disposição para ajudar no que for preciso.

Porém, depois de assistir à muitas discussões infundadas e inconsequêntes, muitos aqui, inclusive me coloco no meio deles, perderam o motivação para sequer querer participar de um Encontro de Programadores ou de um Seminário.

Contudo, acredito que se não houver uma Reorganização e Restruturação deste maravilhoso fórum, a change se sucesso estará em risco, pois tem sempre aquele que irá boicotar ou até mesmo se mostrar um oportunista para com os demais membros.

Acredito massivamente na sua boa intenção e espero que o Gilmer o apoie totalmente, inclusive cobrando valores para treinar os nossos futuros colaboradores.

Esta é apenas a minha opinião.

Conte comigo.

abração.

Link to comment
Share on other sites

Fica a dica de cada um abordar um tópico e fazer algo a nível coletivo...

Exemplo:

Como carregar um comando de uma DLL:


/*---------------------------------------------------------*/​
Function Main()

Public nLib

   InstanciarDLL() //-- Instanciar a DLL

   B_LEITURAX( ) //-- Executar o comando

   //-- Descarregar a DLL
   FreeLibrary(nLib)
   Release nLib

Return

/*---------------------------------------------------------*/​

Procedure InstanciarDLL()

   nLib := LoadLibrary("BemaFI32.dll") //-- Carregar ela para a memória


   DLL32 function B_LEITURAX( );//-- Nome definido para o comando
         AS _INT; //-- Tipo do retorno

         PASCAL FROM "Bematech_FI_LeituraX" //-- Nome do comando na DLL
          nLib //-- Biblioteca carregada na memória

Return
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...