Jump to content
Fivewin Brasil

OT: Banco de Dados na Nuvem para empresas diferentes


oribeiro

Recommended Posts

Pessoal,

Estou migrando um sistema de ERP para a nuvem que será acessado por mais de 100 empresas de proprietários diferentes. Algumas delas tem filiais e terão seus dados integrados.

A minha dúvida é se eu crio na nuvem (um único BD) para acomodar os registros de todas as 100 empresas ou se devo criar (um BD para cada corporação).

Por favor, me ajudem a tomar essa decisão.

Obrigado,

Link to comment
Share on other sites

Oscar,

Um banco de dados para cada é o melhor, ou se for POSTGRESQL pode usar um banco de dados e Schemas separados, não sei como é em outros SGBD o funcionamento de Schemas.

Aqui usamos um Schema separado para guardar tabelas pertinentes a todos os sistemas, e um Schema para cada cliente com suas tabelas.

Link to comment
Share on other sites

Blz, só o banco de dados hospedado tipo hostgator, uol, etc...

Isso Sei que roda pois já tenho isso, porem sem schema. mas roda legal, com SQLRDD, SQLLIB, etc.

Mas até o momento nao Consequi ver algo tao rápido(e com custo baixo (pirata) ) que o Ternimal Server do windows, pois até com uma net lerda dá certo. Basta a net do Servidor ser boa, roda legal.

Até mesmo sistemas em clipper dos já usei, e roda bem rapido mesmo..... kk

Link to comment
Share on other sites

Blz, só o banco de dados hospedado tipo hostgator, uol, etc...

Isso Sei que roda pois já tenho isso, porem sem schema. mas roda legal, com SQLRDD, SQLLIB, etc.

Mas até o momento nao Consequi ver algo tao rápido(e com custo baixo (pirata) ) que o Ternimal Server do windows, pois até com uma net lerda dá certo. Basta a net do Servidor ser boa, roda legal.

Até mesmo sistemas em clipper dos já usei, e roda bem rapido mesmo..... kk

Queria saber como usar Terminal Server, tipo assim: O que tenho que baixar, configurar, etc...

Link to comment
Share on other sites

Para usar Terminal server basicamente voce tem que ter uma VPN configurarada. mas caso nao saiba fazer uma VPN, use hamachi

https://secure.logmein.com/products/hamachi/, na maquina servidora, e baixa na maquina estação, configure e pronto

o terminal server é do windows então só isso basicamente.

Caso queira me ligar fique a vontade 32-3551-7914 apos as 13:00 (só dia 05-05-2015) apos horario comercial

Link to comment
Share on other sites

Amigo Eroni Bento Américo, voce esta certo, isto nao é nuvem.

Mas como o amigo perguntou sobre o T.S.

Eu uso as duas opçoes em empresas diferentes.

Tem um cliente onde a net dele é muito boa, dai hospedei o banco de dados dele na HOSTGATOR. Roda filezinho.

Porem tem um outro onde a net dele é boa na matriz, mas tem terminal que acessa via Notebook+modem, ai o bicho pega, e sao bases de dados grades.

Nesse caso optei por terminal server.

É preciso estudar cada caso.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... Quanto a dúvida do Oscar, o schema comentado pelo Sygecom (rsrs) é usado em PostgreSQL. No MySQL, MariaDB e outros, o banco de dados é o próprio esquema. Assim você cria o teu banco diretamente, sem precisar criar ou configurar esquemas.

Link to comment
Share on other sites

Eroni,

Alguns detalhes do MariaDB em relação ao MySQL:

1 - Está de 20% a 30% mais rápido que o MySQL;

2 - Tema mais funcionalidades que o MySQL;

3 - Foi desenvolvido pelo pessoal que criou o MySQL mas que não trabalha na Oracle;

Você pode usar qualquer RDD que acessa o MySQL para acessar o MariaDB, pois o acesso é o mesmo. Inclusive eu consigo conectar o PHPMyAdmin com o MariaDB sem problemas.

Estou usando em produção aqui e não me arrependo.

Link to comment
Share on other sites

Eroni,

Alguns detalhes do MariaDB em relação ao MySQL:

1 - Está de 20% a 30% mais rápido que o MySQL;

2 - Tema mais funcionalidades que o MySQL;

3 - Foi desenvolvido pelo pessoal que criou o MySQL mas que não trabalha na Oracle;

Você pode usar qualquer RDD que acessa o MySQL para acessar o MariaDB, pois o acesso é o mesmo. Inclusive eu consigo conectar o PHPMyAdmin com o MariaDB sem problemas.

Estou usando em produção aqui e não me arrependo.

Muito obrigado, vou baixar e começar a usar.

Link to comment
Share on other sites

Bem, na minha opinião, precisa ter flexibilidade, já disse em outro tópico porem em relação a ferramenta de trabalho, não podemos "engessar" nosso sistema, precisamos pensar como desktop, móvel, web e nas nuvens ( que ainda acho arriscado, pela internet que temos e regras de segurança ), então pense: se sigo esse caminho posso "liberar" para móvel e web? ser for por esse consigo colocar nas nuvens? e assim por diante...o grande detalhe é que vai existir experiencias boas e ruins e cada um vai defender justamente isso..então estude, pense, faça testes colha os seus dados e faça a escolha. nada mais confiável que sua experiencia "né mesmo?"

P.S,: quantas vezes mexemos no banco de dados? de repente vale a pena ter vários banco de dados do que um somente! eu não vejo problema em ficar dois dias ajustando o BD em clientes. mas vai de kda um.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...